Estado da Arte sobre o ingresso de estudantes do sexo feminino na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN)
State of the Art on the admission of female students at the Federal Technical School of Rio Grande do Norte (ETFRN)
Resumo
A temática deste estudo discute sobre o ingresso das mulheres na condição de alunas no período (1968-1998) da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN). O objetivo é reunir estudos acerca dessa temática a fim de mapear e discutir a produção acadêmica realizada entre os anos de 2017 a 2020. Metodologicamente, trata-se de uma abordagem quantitativa e qualitativa, subsidiada por pesquisa bibliográfica sobre gênero, educação profissional feminina e memória da ETFRN. Os resultados apontam que a ETFRN, ao longo de sua trajetória de redemocratização, concentraram esforços para consolidação no ingresso das mulheres à educação profissional. Porém, em relação ao conhecimento produzido, percebe-se a invisibilidade sobre a temática, visto o número diminuto de discussões e pesquisas.
Palavras-chave: História das Mulheres; História da Educação Profissional; Produção de Conhecimento.
Abstract
The theme of this study discusses the entry of women as students in the period (1968-1998) of the Federal Technical School of Rio Grande do Norte (ETFRN). The objective is to gather studies on this theme in order to map and discuss the academic production carried out between the years 2017 to 2020. Methodologically, it is a quantitative and qualitative approach, supported by bibliographical research on gender, female professional education and memory from ETFRN. The results indicate that the ETFRN, throughout its history of redemocratization, concentrated efforts to consolidate the entry of women into professional education. However, in relation to the knowledge produced, the invisibility of the theme is perceived, given the small number of discussions and research.
KEYWORDS: Women's History; History of Vocational Education; Knowledge Production.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 188
- pdf downloads: 78