História, política e cultura institucional dos Institutos Federais: implicações sobre o trabalho docente

History, policy and institutional culture of Federal Institutos: implications on teaching work

Autores

Resumo

Objetiva-se problematizar a história da política de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), a cultura institucional e suas implicações para o trabalho docente. A metodologia adotada faz uso da interpretação e triangulação de dados qualitativos e quantitativos, tendo como métodos pesquisa documental, revisão bibliográfica e entrevistas com gestores que atuaram pela política de criação dos IFs. Fundamentando-se nos estudos de Norbert Elias sobre a interdependência dos processos sociais e demais autores, conclui-se que os IFs inauguram uma cultura institucional diferenciada na história da educação brasileira e que os seus princípios de verticalização e interiorização da educação profissional, científica e tecnológica incidem sobre a condição do trabalho docente e estão intimamente relacionados à concepção da sua institucionalidade.

Palavras-chave: Verticalização do ensino; Institucionalidade; Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

 

Abstract

The objective is to problematize the history of the creation policy of the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFs), the institutional culture and its implications for teaching work. The adopted methodology makes use of the interpretation and triangulation of quantitative and qualitative data, having as methods documental research, bibliographic review and interviews with managers who acted for the policy of creating the Ifs. Based on studies by Norbert Elias on the interdependence of social processes and other authors, it is concluded that the IFs inaugurate a differentiated institutional culture in the history of Brazilian education and that its principles of verticalization and internalization of professional, scientific and technological education affect the condition of teaching work and are closely related to the conception of its institutionality.

Keywords: Verticalization of teaching; Institutionality; Teaching career of Basic, Technical and Technological Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirna Ribeiro Lima da Silva, Instituto Federal Baiano

Doutora em Educação (USP), Mestre em Educação (UFPR), Licenciada em Pedagogia (UEFS). Professora do IF Baiano campus Catu, da área de Política Educacional, em cursos de Graduação e Pós-graduação. Membro do GPEC (Grupo de Pesquisa em Educação Científica) e do GP MeIO (Grupo de Pesquisa Memória, Instituições e Organização de Espaços Pedagógicos na EPT). Implicada com Políticas educacionais; Trabalho docente; Educação Profissional, Científica e Tecnológica; Educação científica; Práticas Pedagógicas; EJA. E-mail: mirna.ribeiro@ifbaiano.edu.br. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-5195-3221.

Hildonice de Souza Batista, Instituto Federal Baiano

Doutora e Mestre em Educação (UFBA), Especialista em Educação Transdisciplinar e Desenvolvimento Humano (UFBA) Licenciada em Letras com Língua Estrangeira Moderna (UFBA). Professora do IF Baiano. Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional. Membro do Conselho Superior. Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Atua na gestão institucional, em cursos de graduação, pós-graduação, formação de professores, educação indígena, diversidade, inclusão, metodologia científica. E-mail: hildonice.batista@ifbaiano.edu.br. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-5588-1552.

Downloads

Publicado

12/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 67
  • pdf downloads: 40

Como Citar

RIBEIRO LIMA DA SILVA, M.; DE SOUZA BATISTA, H. História, política e cultura institucional dos Institutos Federais: implicações sobre o trabalho docente: History, policy and institutional culture of Federal Institutos: implications on teaching work . Revista Cocar, [S. l.], n. 18, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5944. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos