Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN: História, itinerários e redes de sociabilidades no Curso de Doutorado Acadêmico

Graduate Program in Professional Education at IFRN: History, itineraries and networks of sociabilities in the Academic Doctorate Course

Autores

Resumo

Neste artigo, objetiva-se traçar o perfil dos doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), com ênfase nos seus itinerários formativos e nas redes de sociabilidades construídas. A investigação teve como fontes os documentos institucionais do PPGEP e os Currículos Lattes dos 40 doutorandos desse Programa. Constatou-se uma diversidade quanto à formação inicial e continuada dos doutorandos, em sua maioria, servidores da RFEPCT e de instituições públicas de educação básica e superior. As atividades do PPGEP, das quais participam os doutorandos, e os seus currículos evidenciam as trocas de experiências e a ampliação das trocas acadêmicas, possibilitando a circulação de ideias acerca da Educação profissional no Brasil e em outros países.

Palavras-chave: Pós-Graduação; Pesquisa Documental; Rede de Sociabilidade.

 

Abstract

This article aims to trace the profile of doctoral students in the Graduate Program in Professional Education (PPGEP) of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN), with emphasis on their training itineraries and the networks of sociabilities built. The investigation had as sources the institutional documents of PPGEP and the Lattes Curricula of the 40 doctoral candidates of this Program. It was found a diversity regarding the initial and continuing education of the doctoral students, most of whom are civil servants of RFEPCT and public institutions of basic and higher education. The activities of the PPGEP, in which the doctoral students participate, and their curricula show the exchange of experiences and the expansion of academic exchanges, enabling the circulation of ideas about professional education in Brazil and in other countries.

Keywords: Graduate Studies; Documentary Research; Social networks.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco das Chagas Silva Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação (UFRN) e Pós-Doutor em Educação (UFF). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) nos Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) e em Ensino (Posensino – UERN/IFRN/UFERSA). Líder do Grupo de Estudo Trabalho, Educação e Sociedade (G-Tres). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9721-9812 E-mail: chagas.souza@ifrn.edu.br

Ana Paula Marinho de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Licenciada em Pedagogia (UERN) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), com bolsa da Capes. Pesquisadora do Grupo de Estudo Trabalho, Educação e Sociedade (G-Tres). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4783-3731 E-mail: marinho.p@escolar.ifrn.edu.br

Francisco Mateus Alexandre de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Licenciado em Pedagogia (UERN) e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Posensino – UERN/IFRN/UFERSA). Professor da Rede Municipal de Ensino de Mossoró-RN e pesquisador do Grupo de Estudo Trabalho, Educação e Sociedade (G-Tres). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8792-7284 E-mail: lima.alexandre@academico.ifrn.edu.br

Downloads

Publicado

12/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 225
  • pdf downloads: 43

Como Citar

SOUZA, F. das C. S.; LIMA, A. P. M. de; LIMA, F. M. A. de. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN: História, itinerários e redes de sociabilidades no Curso de Doutorado Acadêmico: Graduate Program in Professional Education at IFRN: History, itineraries and networks of sociabilities in the Academic Doctorate Course. Revista Cocar, [S. l.], n. 18, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5925. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos