Uma rede de sociabilidade necessária para formação docente: o caso do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba durante ensino remoto emergencial

A network of sociability necessary for teacher training: the case of IF Sudeste MG- Campus Rio Pomba during emergency remote teaching

Autores

Resumo

A implantação do ensino remoto emergencial (ERE) nos Institutos Federais (IFs), requereu uma reconstrução no planejamento escolar apoiado pela rede de sociabilidade. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a identidade do profissional docente, sua prática e dilemas, frente a rede de sociabilidade promovida pelo ERE na EPT. Como metodologia, optou-se por uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, associada ao estudo de caso, especificamente do IF Sudeste MG- Campus Rio Pomba. Os resultados apontam que os docentes estreitaram as relações de convívio, contribuindo para a qualidade da formação continuada. Todavia, as condições de trabalho, saúde e sociabilidade foram afetadas pelo trabalho remoto. Conclui-se que, o ERE expôs que o ensino, tarefa básica da escola, se cumpre por meio da prática docente, por isso a importância de melhores condições de formação, de trabalho e sociabilidade.

Palavras-chaves: Educação Profissional e Tecnológica; Formação continuada; Trabalho docente

 

Resumo

The implementation of emergency remote teaching (ERE) in the Federal Institutes (IFs), required a reconstruction in the school planning supported by the sociability network. This work aims to reflect on the identity of the teaching professional, their practice and dilemmas, in the face of the sociability network promoted by the ERE at the EPT. As a methodology, an exploratory qualitative research was chosen, associated with the case study, specifically of the IF Sudeste MG- Campus Rio Pomba. The results indicate that the professors strengthened their social relationships, contributing to the quality of continuing education. However, working conditions, health and sociability were affected by remote work. It is concluded that the ERE exposed that teaching, a basic task of the school, is carried out through teaching practice, hence the importance of better training, work and sociability conditions.

Palavras-chaves: Professional and Technological Education; Continuing training; teaching work

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Narciso de Mattos, IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - CES/JF. É especialista em Alfabetização e Linguagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF e Orientação Educacional pela Uninter. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. Atualmente atua como orientadora educacional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba.

E-mail: luciana.narciso@ifsudestemg.edu.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1580-6026

Paula Reis de Miranda, IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Universidade Presidente Antônio Carlos (2002), especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2004) e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática na PUC-MG (2010) e doutorado pela Faculdade de Educação da UFMG (2015). Atualmente é professora do IF Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba. Atua como professora do Mestrado Profissional ProfEPT. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Fundamentos da Matemática. Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional e Tecnológica.

E-mail: paula.reis@ifsudestemg.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8066-7467

 

Downloads

Publicado

12/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 44
  • pdf downloads: 56

Como Citar

NARCISO DE MATTOS, L.; REIS DE MIRANDA, P. Uma rede de sociabilidade necessária para formação docente: o caso do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba durante ensino remoto emergencial: A network of sociability necessary for teacher training: the case of IF Sudeste MG- Campus Rio Pomba during emergency remote teaching. Revista Cocar, [S. l.], n. 18, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5922. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos