Uma rede de sociabilidade necessária para formação docente: o caso do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba durante ensino remoto emergencial
A network of sociability necessary for teacher training: the case of IF Sudeste MG- Campus Rio Pomba during emergency remote teaching
Resumo
A implantação do ensino remoto emergencial (ERE) nos Institutos Federais (IFs), requereu uma reconstrução no planejamento escolar apoiado pela rede de sociabilidade. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a identidade do profissional docente, sua prática e dilemas, frente a rede de sociabilidade promovida pelo ERE na EPT. Como metodologia, optou-se por uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, associada ao estudo de caso, especificamente do IF Sudeste MG- Campus Rio Pomba. Os resultados apontam que os docentes estreitaram as relações de convívio, contribuindo para a qualidade da formação continuada. Todavia, as condições de trabalho, saúde e sociabilidade foram afetadas pelo trabalho remoto. Conclui-se que, o ERE expôs que o ensino, tarefa básica da escola, se cumpre por meio da prática docente, por isso a importância de melhores condições de formação, de trabalho e sociabilidade.
Palavras-chaves: Educação Profissional e Tecnológica; Formação continuada; Trabalho docente
Resumo
The implementation of emergency remote teaching (ERE) in the Federal Institutes (IFs), required a reconstruction in the school planning supported by the sociability network. This work aims to reflect on the identity of the teaching professional, their practice and dilemmas, in the face of the sociability network promoted by the ERE at the EPT. As a methodology, an exploratory qualitative research was chosen, associated with the case study, specifically of the IF Sudeste MG- Campus Rio Pomba. The results indicate that the professors strengthened their social relationships, contributing to the quality of continuing education. However, working conditions, health and sociability were affected by remote work. It is concluded that the ERE exposed that teaching, a basic task of the school, is carried out through teaching practice, hence the importance of better training, work and sociability conditions.
Palavras-chaves: Professional and Technological Education; Continuing training; teaching work
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 64
- pdf downloads: 71