Metodologias de Pesquisas Empíricas sobre formação continuada de docentes nos Institutos Federais (2015-2020)
Empirical Research Methodologies on continuing teacher education at Federal Institutes (2015-2020)
Resumo
Este estudo objetivou mapear as principais metodologias que têm sido utilizadas em pesquisas empíricas de mestrado e doutorado no contexto da formação continuada dos Institutos Federais de Educação, Ciência, Tecnologia realizadas entre 2015 e 2020. Trilhamos a metodologia quantitativa para atingir o objetivo. Concluímos identificando a prevalência de estudos qualitativos. A entrevista, a aplicação de questionário e a pesquisa documental têm sido as principais formas de coleta dos dados; e a análise de conteúdo seguida das análises descritiva e interpretativa são as principais formas elegidas para análise das comunicações do corpus empírico.
Palavras-chave: Formação Continuada de Professores; Institutos Federais de Educação; Metodologias de Pesquisas.
Abstract
This study aimed to map the main methodologies that have been used in empirical master’s and doctorate research in the context of continuing education at the Federal Institutes of Education, Science, Technology conducted between 2015 and 2020. We followed the quantitative methodology to achieve the objective. We concluded by identifying the prevalence of qualitative studies. The interview, questionnaire application and documentary research have been the main forms of data collection; and content analysis followed by descriptive and interpretive analysis are the main forms elected to analyze the communications of the empirical corpus.
Keywords: Continuing Teacher Training; Federal Institutes of Education; Research Methodologies.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 102
- pdf downloads: 53