A apropriação da noção de gêneros do discurso bakhtiniana em produções científicas nacionais sobre ensino de língua portuguesa

The appropriation of the bakhtin’s notion of genres of discourse in national scientific productions on the teaching of Portuguese language

Autores

Resumo

Objetivamos, neste trabalho, analisar a apropriação da definição e caracterização de gêneros do discurso em produções científicas sobre o ensino de língua portuguesa, procurando observar a articulação ou não delas com a abordagem de gêneros do discurso bakhtiniana que elas declaram assumir. O estudo, de caráter interpretativo e abordagem qualitativa, analisa um corpus constituído por dez artigos científicos, publicados entre os anos de 1999 a 2009, coletados no Portal de Periódicos da Capes. A ancoragem teórica contempla estudos sobre a abordagem de gêneros discursivos, assim como trabalhos acerca do ensino de língua portuguesa. A análise aponta que predomina uma apropriação produtiva e adequada da abordagem bakhtiniana de gêneros discursivos, indicando um movimento de interlocução pertinente do ponto de vista da penetração e da consolidação da referida abordagem em pesquisas da área.

Palavras-chave: Gêneros do discurso; Teoria bakhtiniana; Ensino de língua portuguesa.

 

Abstract: 

In this paper we aim to analyze the appropriation of the definition and characterization of genres of discourse in scientific productions on the teaching of Portuguese language, observing the articulation or not articulation of them with the Bakhtin’s approach of genres of discourse they claim.  This study, of interpretative nature and qualitative approach, analyzes a corpus consisting of ten scientific articles published between 1999 and 2009, collected from the Capes Periodicals Portal. Our theoretical anchorage includes studies on the approach of discourse genres and works about the teaching of Portuguese language. Our analysis points out that there is an adequate appropriation of the Bakhtin’s approach of discourse genres, indicating a pertinent movement of interlocution from the point of view of consolidation and the way this approach support the research in the area.

Key words: Genre of discourse; Bakhtin’s theory; teaching of Portuguese language.

 

             

 

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Biografia do Autor

Jakelyne Santos Apolônio, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado de Pau dos Ferros. Graduada em Letras/Espanhol pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Membro do Grupo de Estudos em Interação, Texto e Discurso do Alto Oeste Potiguar. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4164-3171. E-mail: jakelyne.santos2011@gmail.com.

 

José Cezinaldo Rocha Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara (2016). Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado de Pau dos Ferros. Líder do Grupo de Estudos em Interação, Texto e Discurso do Alto Oeste Potiguar e membro do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto e do Grupo Slovo. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4655-6832. E-mail: cezinaldobessa@uern.br.

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Publicado

10/06/2023
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Como Citar

APOLÔNIO, J. S.; BESSA, J. C. R. A apropriação da noção de gêneros do discurso bakhtiniana em produções científicas nacionais sobre ensino de língua portuguesa : The appropriation of the bakhtin’s notion of genres of discourse in national scientific productions on the teaching of Portuguese language. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5687. Acesso em: 3 jan. 2025.

Edição

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Artigos