Perspectivas, significados e contribuições da EPS na formação continuada dos profissionais de enfermagem
Perspectives, meanings and contributions of EPS in the continuing education of nursing professionals
Resumo
A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma importante prática de educação continuada realizada em ambientes de saúde, no qual é vital o constante aprimoramento de técnicas e procedimentos para qualificar o atendimento do paciente. O uso de atividades simuladas e práticas pode contribuir significativamente para o bom andamento dos procedimentos. Assim, por meio de narrativas, [i]apresentamos uma reflexão e análises críticas das diferentes práticas pedagógicas de EPS realizadas durante a formação em serviço. A EPS foi destacada como medida essencial para o desenvolvimento das equipes e qualidade dos serviços prestados. Apesar de sua importância, nem todas as instituições conseguem definir um profissional que se mantenha especificamente atuando nessa área.
Palavras-chave: Práticas pedagógicas; Grupos colaborativos; Metodologias ativas; Diálogos interativos.
Abstract
Continuing Health Education (EPS) is an important practice of continuing education carried out in health environments, in which the constant improvement of techniques and procedures to qualify patient care is vital. The use of simulated and practical activities can significantly contribute to the smooth running of procedures. Thus, through narratives, we present a reflection and critical analysis of the different pedagogical practices of EPS carried out during in-service training. The EPS was highlighted as an essential measure for the development of teams and the quality of the services provided. Despite its importance, not all institutions are able to define a professional who remains specifically working in this area.
Keywords: Pedagogical practices; Collaborative groups; Active methodologies; Interactive dialogs.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 241
- pdf downloads: 178