Perspectivas, significados e contribuições da EPS na formação continuada dos profissionais de enfermagem

Perspectives, meanings and contributions of EPS in the continuing education of nursing professionals

Autores

Resumo

A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma importante prática de educação continuada realizada em ambientes de saúde, no qual é vital o constante aprimoramento de técnicas e procedimentos para qualificar o atendimento do paciente. O uso de atividades simuladas e práticas pode contribuir significativamente para o bom andamento dos procedimentos. Assim, por meio de narrativas, [i]apresentamos uma reflexão e análises críticas das diferentes práticas pedagógicas de EPS realizadas durante a formação em serviço. A EPS foi destacada como medida essencial para o desenvolvimento das equipes e qualidade dos serviços prestados. Apesar de sua importância, nem todas as instituições conseguem definir um profissional que se mantenha especificamente atuando nessa área.

Palavras-chave: Práticas pedagógicas; Grupos colaborativos; Metodologias ativas; Diálogos interativos.

 

Abstract

Continuing Health Education (EPS) is an important practice of continuing education carried out in health environments, in which the constant improvement of techniques and procedures to qualify patient care is vital. The use of simulated and practical activities can significantly contribute to the smooth running of procedures. Thus, through narratives, we present a reflection and critical analysis of the different pedagogical practices of EPS carried out during in-service training. The EPS was highlighted as an essential measure for the development of teams and the quality of the services provided. Despite its importance, not all institutions are able to define a professional who remains specifically working in this area.

Keywords: Pedagogical practices; Collaborative groups; Active methodologies; Interactive dialogs.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Maria Zorzan De Paula, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Possui graduação em Enfermagem pela Sociedade Educacional Três de Maio SETREM (2006). Especialização em Urgência, Emergência e Trauma- Celer (2010). Especialização em Formação Pedagógica para Docentes da Educação Profissional e Tecnológica em Ambiente, Saúde e Segurança - Celer (2011). Especialização em Enfermagem do Trabalho - Facisa (2013). MBA Executivo em Administração: Gestão de Saúde - FGV (2016). Mestrado em Ensino de Ciências - Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS (2022). Atualmente é gerente de assistência hospitalar do Hospital Vida & Saúde - Santa Rosa - RS . Docente nos cursos de Graduação em Enfermagem na Faculdade Três de Maio - SETREM e Faculdade Integrada Machado de Assis - FEMA.

E-mail: rosa.paula@setrem.com.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7648-8562

Eliane Gonçalves dos Santos , Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2002). Especialização em Interdisciplinaridade pela FACIPAL (2003). Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico (2011) pela URI. Doutora em Educação nas Ciências (UNIJUÍ), com período sanduíche na Universidade do Minho (Braga, Portugal). Já atuou como professora da Educação Básica. Atualmente professora de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Ciências e Biologia da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo e docente do Programa de Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências (PPGEC), atuando na pesquisa, extensão e docência, principalmente nos temas: formação inicial e continuada de professores, cinema e o ensino de ciências/biologia, educação em saúde, práticas pedagógicas, história da ciência e concepções de ciência, Metodologias de ensino. Coordenou o PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências Biológicas, Residência Pedagógica/CAPES, Subprojeto Multidisciplinar 2018/2020 e atualmente coordena o Residência Pedagógica, Subprojeto Biologia, Física, Química. Membro do grupo de pesquisa GEPECIEM.

E-mail: eliane.santos@uffs.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8018-3331.

Downloads

Publicado

03/02/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 266
  • pdf downloads: 185

Como Citar

DE PAULA, R. M. Z. .; DOS SANTOS , E. G. . Perspectivas, significados e contribuições da EPS na formação continuada dos profissionais de enfermagem: Perspectives, meanings and contributions of EPS in the continuing education of nursing professionals. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5570. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)