Ensino remoto, socioeducação e direitos humanos: desafios atuais e futuros na concretude de políticas públicas

Remote teaching, socioeducation and human rights: current and future challenges in the concreteness of public policies

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir em potenciais conhecimentos ou dispositivos que decorrem da pesquisa em Educação para adensar compreensões e dimensionar os impactos da Pandemia COVID-19 na garantia e concretude de Direitos Humanos. O embasamento teórico foca reconhecidos pesquisadores/as do campo de da Educação e justiça social, entre outros autores/as, documentos oficiais e marcos legais. Discutem-se as perspectivas na medida em que se questiona o declínio do modelo escolar, o direito à educação gratuita e de qualidade, necessidade de inovação tecnológica e acesso da população pobre ao mesmo, desafios atuais e futuros em Educação e Direitos Humanos, caminhos entre imposições e resistências.

Palavras-chave: Justiça Social; Ensino Remoto; Socioeducação.

 

Abstract                                                                                                       

The purpose of this article is to reflect on potential knowledge or devices that arise from research in Education to deepen understanding and scale the impacts of the COVID-19 Pandemic on the guarantee and concreteness of Human Rights. The theoretical basis focuses on recognized researchers in the field of Education and social justice, among other authors, official documents and legal frameworks. The perspectives are discussed as the decline of the school model, the right to free and quality education, the need for technological innovation and the poor population's access to it, current and future challenges in Education and Human Rights, paths between impositions and resistances.

Keywords: Social justice; Remote Teaching; Socioeducation.

 

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Biografia do Autor

Rubia Fernanda Quinelatto, UFSCar

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Servidora Federal na Pró-reitoria Administrativa da UFSCar. Integrante do Grupo de Estudos GEPÊPrivação - USP São Paulo e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Justiça Social – EDUJUS/UFPA. https://orcid.org/0000-0002-0827-3869 Contato: rubiafq@gmail.com

 

Rafael Garcia Campos, UNESP

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual Paulista. Coordenador de Projetos Educacionais do SENAC São Paulo e Professor de Pós-graduação Lato na Faculdade Galileu de Botucatu Integrante do Grupo de Estudos GEPÊPrivação - USP São Paulo e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Justiça Social - EDUJUS/UFPA. https://orcid.org/0000-0002-5836-0645 Contato: rafael.gcampos@outlook.com

 

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Publicado

25/06/2022
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Como Citar

QUINELATTO, R. F.; CAMPOS, R. G. Ensino remoto, socioeducação e direitos humanos: desafios atuais e futuros na concretude de políticas públicas: Remote teaching, socioeducation and human rights: current and future challenges in the concreteness of public policies. Revista Cocar, [S. l.], n. 12, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4785. Acesso em: 14 maio. 2024.