Escolarização no CENSE no contexto da COVID-19: percepções dos adolescentes sobre a privação de liberdade

Schooling at CENSE in the context of COVID-19: adolescents' perceptions of deprivation of liberty

Autores

Resumo

Este artigo tem o objetivo de compreender como a pandemia afetou a rotina de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação, no Centro de Socioeducação (CENSE), unidade masculina, no estado do Paraná-Brasil. A metodologia da pesquisa, de cunho qualitativo, se ancorou na realização de pesquisa de campo com oficinas interdisciplinares que tiveram como foco atividades de expressão dos sentimentos e percepções dos adolescentes nesse período pandêmico. A coleta de dados ocorreu no primeiro semestre de 2021, com cinco adolescentes, de 14 a 18 anos, internados no CENSE. Com base em uma perspectiva freiriana, os resultados evidenciam que a pandemia alterou o atendimento educacional e as atividades pedagógicas. A privação de liberdade, juntamente com a ausência de visitas de familiares, foi manifestada pelos adolescentes como penosa e difícil de suportar.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Escolarização; Unidade Socioeducativa; Privação de Liberdade.

 

Abstract

This article aims to understand how the pandemic has affected the routine of adolescents in fulfillment of socio-educational measure of internment in the Socio-education Center (CENSE), in the state of Paraná-Brazil. The research methodology, of a qualitative nature, was based on field research with interdisciplinary workshops that focused on activities to express the feelings and perceptions of adolescents during this pandemic period. Data collection took place in the first half of 2021, with five male adolescents aged 14 to 18 years, admitted to the CENSE. Based on a Freirian perspective, the results show that the pandemic changed educational services and teaching activities. The deprivation of liberty, along with the absence of family visits, was expressed by the adolescents as painful and difficult to bear.

Keywords: Interdisciplinary; Schooling; Socio-educational Unit; Deprivation of Liberty.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane Freire França , Universidade Estadual do Paraná, Campus de Campo Mourão (UNESPAR).

Doutora em Educação, professora Adjunta do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Mestrado Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da Unespar, Campus de Campo Mourão.  Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação  (PPE/UEM). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (GEPEDIC/CNPq). Coordenadora do Centro de Educação em Direitos Humanos da UNESPAR. E-mail: fabiane.freire@unespar.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9781-9773

Keller Vanessa Maldonado da Silva, UNESPAR Campo Mourão

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM, 2002). Mestranda no Programa de pós-graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) UNESPAR – Campo Mourão – PR. Atua como pedagoga na rede estadual de Ensino do Paraná na educação básica- SEED-PR desde de 2005 e na unidade socioeducativa do Paraná desde de 2007.  E-mail: professorakeller@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4863-8789

Patrícia Tozzo da Silva Zanco, Universidade Estadual do Paraná, Campus de Campo Mourão (UNESPAR)

Graduada em Letras - Português/Inglês (UNICESUMAR- 2011) e Pedagogia (Unopar-2020). Mestranda no Programa de pós-graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) UNESPAR – Campo Mourão – PR. Atuou como professora de Língua Inglesa nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio pela SEED-PR (2011 -2017). Atualmente, trabalha como tutora mediadora presencial dos cursos de licenciatura da UNOPAR – Cianorte-PR. E-mail: professoratozzo@gmail.com  Orcid:  https://orcid.org/0000-0002-1931-4646 

Downloads

Publicado

25/06/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 140
  • pdf downloads: 86

Como Citar

FREIRE FRANÇA , F. .; SILVA, K. V. M. da; TOZZO DA SILVA ZANCO, P. . Escolarização no CENSE no contexto da COVID-19: percepções dos adolescentes sobre a privação de liberdade : Schooling at CENSE in the context of COVID-19: adolescents’ perceptions of deprivation of liberty. Revista Cocar, [S. l.], n. 12, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4772. Acesso em: 14 maio. 2024.