Os desafios da socioeducação em tempos de pandemia

The challenges of socio-education in times of pandemic

Autores

Resumo

Este artigo visa refletir e ressignificar a socioeducação em tempos de pandemia, causada pela covid 19. Para tanto, busca-se aporte na análise documental e bibliográfica como recursos metodológicos de cunho qualitativo e exploratório. A partir de autores que dialogam com as políticas públicas de educação e com a socioeducação. Da análise, resultou, ainda, o entendimento de que é a partir da educação, enquanto prática pautada em ações humanizadas e libertadoras que atuam na (re)construção desses jovens em situação de privação de liberdade de forma contextualizada, que se mostra possível que eles (re)signifiquem suas percepções quanto às instituições que executam as medidas socioeducativas, protagonizando, assim, um processo de transformação das suas vidas e ampliando suas possibilidades e expectativas para o futuro.

Palavras-chave: Jovens em situação de liberdade. Socioeducação. Processos educativos.

 

Abstract

This article aims to reflect and give new meaning to socio-education in times of pandemic, caused by covid 19. Therefore, it seeks to contribute to documental and bibliographic analysis as methodological resources of a qualitative and exploratory nature. From authors who dialogue with public education policies and with socio-education. The analysis also resulted in the understanding that it is from education, as a practice based on humanized and liberating actions that act in the (re)construction of these young people in a situation of deprivation of freedom in a contextualized way, that it is possible that they (re)signify their perceptions about the institutions that carry out socio-educational measures, thus leading a process of transformation of their lives and expanding their possibilities and expectations for the future.

Keywords: Youth in situation of freedom. Socio-education. Educational Processes

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Biografia do Autor

Kátia Aparecida da Silva Nunes Miranda, Universidade Federal de Mato Grosso e Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso

Doutora em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos/UFScar-SP e pós-doutoranda Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFMT . Integrante do grupo de pesquisa CNPq Práticas Sociais e Processos Educativos e do grupo de pesquisa CNPq Núcleo de investigações e práticas em educação nos espaços de restrição e privação de liberdade - EduCárceres/ UFSCar-SP. Membro Associado do Núcleo de Estudos e Pesquisa Emancipatória em Linguagem Nepel/ UFMT. Membro da Câmara Setorial Temática da Assembleia Legislativa do Mato Grosso : Sistema Socieoducativo e Penitenciário. Assessora Técnica Pedagógica / Unidade de Cenários da Gestão Educacional - SEDUC/SAGE-MT. E-mail: katia-nmiranda@hotmail.com. https://orcid.org/0000-0002-2103-4889.

Clóris Violeta Alves Lopes, Universidade Federal Delta do Parnaíba- UFDPar

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é Professora efetiva da Universidade Federal Delta do Parnaíba- UFDPar. E-mail: cloris-carlos@uol.com.br. https://orcid.org/0000-0002-2372-1033

Rowayne Soares Ramos, UNADES - Universidad del Sol em Asunción/PY

Doutorando em Ciências da Educação (UNADES - Universidad del Sol em Asunción/PY); Mestre em educação PPGE/UFMT. Especialista em linguística e metodologia do ensino de línguas; Especialista em gestão pública. Graduado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa/Espanhola e respectivas literaturas pelo Centro Universitário UNIVAG. Atua como professor na área de Linguagem e Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos. Atualmente profissional do sistema penitenciário SEJUDH/MT. professor do ensino superior em cursos de pós-graduação e autor do livro: Letramento na prisão, publicado pela editora Appris, Curitiba /PR, 2016. E-mail: rowayne.sucesso@gmail.com. https://orcid.org/0000-0002-4242-9441.

 

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Publicado

25/06/2022
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Como Citar

MIRANDA, K. A. da S. N. .; ALVES LOPES, C. V. .; SOARES RAMOS, R. . Os desafios da socioeducação em tempos de pandemia: The challenges of socio-education in times of pandemic. Revista Cocar, [S. l.], n. 12, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4771. Acesso em: 14 maio. 2024.