Concepções de estudantes da EJA sobre Matemática e sobre o aprender Matemática na escola

EJA students' conceptions about Mathematics and about learning Mathematics at school

Autores

  • Ana Rafaela Correia Ferreira anarafaelacf@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Minas Gerais
  • Warley Machado Correia warleymachadocorreia@gmail.com
    Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0003-2786-5779

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões de uma atividade que tinha por objetivo investigar as concepções de Matemática e sobre o aprender Matemática na escola, de estudantes jovens, adultos e idosos, participantes de projetos de EJA dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da UFMG. Para isso, fizemos uma análise das produções dos estudantes em uma dinâmica aplicada na primeira aula letiva por professores bolsistas. Nessas produções, percebemos recorrências que revelam a importância que eles atribuem à Matemática, especialmente por sua utilidade na vida cotidiana, mas, ao mesmo tempo, ligadas ao insucesso na vida escolar, quando analisam o aprender Matemática. Essa proposta, além de conhecer as demandas dos nossos estudantes, serviu para orientar os processos de ensino e aprendizagem de Matemática na EJA, em uma proposta que leve em conta as particularidades desse público.

Palavras-chave: Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas; Educação Matemática; Ensino e aprendizagem de Matemática.

 

Abstract

This work presents reflections of an activity that aimed to investigate the conceptions of Mathematics and about learning Mathematics at school, of young students, adults and seniors, participants of EJA projects in the final years of Elementary and High Schools at UFMG. For this, we analyzed the students' productions in a dynamic applied in the first class by scholarship professors. In these productions, we notice recurrences that reveal the importance they attribute to Mathematics, especially for its usefulness in everyday life, but, at the same time, linked to failure in school life, when analyzing the learning of Mathematics. This proposal, in addition to knowing the demands of our students, served to guide the teaching and learning processes of Mathematics at EJA, in a proposal that takes into account the particularities of this audience.

Keywords: Education of Young, Adult and Elderly People; Mathematics Education; Teaching and learning Mathematics.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Rafaela Correia Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Núcleo de Matemática do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Educação pela FaE-UFMG (2016). Mestre em Educação pela mesma instituição. Graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003) e especialização em Educação Matemática também pela mesma instituição (2006). Membro do Grupo de Pesquisa "História Oral e Educação Matemática" e do Grupo de Estudos sobre Numeramento (FaE-UFMG).

Email: anarafaelacf@yahoo.com.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9788-8186

Warley Machado Correia, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do Núcleo de Matemática do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Educação pela Faculdade de Educação- FaE da UFMG (2020). Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto (2011). Especialização em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006). Graduação em Matemática pela Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (2003). Pesquisa atualmente os seguintes temas: Identidade Docente, Formação de Professores, Investigação Matemática, Estratégias de Ensino e Aprendizagem em Matemática. Email: warleycorreia@cp.ufmg.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2786-5779

Downloads

Publicado

28/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 224
  • pdf downloads: 133

Como Citar

CORREIA FERREIRA, A. R.; MACHADO CORREIA, W. Concepções de estudantes da EJA sobre Matemática e sobre o aprender Matemática na escola: EJA students’ conceptions about Mathematics and about learning Mathematics at school. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4762. Acesso em: 4 dez. 2024.