Psicogênese da empatia e (re) conhecimento do outro

Psicogénesis de la empatía y (re) conocimiento del otro

Autores

Resumo

O presente artigo explora as implicações educativas da psicogênese da empatia relacionada à importância da experiência que o sujeito adquire na socialização, projetando a construção de um tipo particular de tomada de consciência de si e do mundo, que atribui sentido ao processo de narrar a si mesmo e escutar o outro como condição para a criação de um campo de luta por reconhecimento (HONNETH, 2011). De modo específico, abordamos o potencial educativo decorrente de narrativas de si e do outro para lançarmos a possibilidade de uma psicogênese da empatia, a partir da pesquisa-formação problematizada na prática docente. Concluímos que o processo educativo em seu devir histórico com a psicogênese da empatia na práxis dá primazia ao reconhecimento de elementos expressivos, existenciais e do imaginário social, que consolidam as relações interpessoais, de visibilidade das ações e sentimentos, sobretudo, na perspectiva de um nós competente e autorreflexivo.

Palavras-chave: Psicogênese da Empatia; Educação; Reconhecimento.

 

Resumen

Este artículo explora las implicaciones educativas de la psicogénesis de la empatía que proyecta la construcción de un tipo particular de conciencia de uno mismo y del mundo, dando sentido al proceso de narrarse y escuchar al otro como condición para la creación de un campo de lucha. para el reconocimiento (HONNETH, 2011). En concreto, abordamos el potencial educativo que surge de las narrativas del yo y del otro para lanzar la posibilidad de una psicogénesis de la empatía, basada en la investigación-formación problematizada en la práctica docente. Concluimos que el proceso educativo en su desarrollo histórico con la psicogénesis de la empatía en la praxis prima el reconocimiento de elementos imaginarios expresivos, existenciales y sociales, que consolidan las relaciones interpersonales, visibilización de acciones y sentimientos, sobre todo, en la perspectiva de un somos competentes y autorreflexivos.

Palabras clave: Psicogénesis de la empatía; Educación; Reconocimiento.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raul Maia de Andrade Neves Neto, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle/UNILASALLE

Doutor em Educação pela Universidade La Salle - Canoas/RS. Participante do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/UNILASALLE/CNPq. Professor no Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Cachoeirinha - RS. http://lattes.cnpq.br/8126983922999221 ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6350-3161 E-mail: yahaul@yahoo.com.br

Elaine Conte, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2012). Professora da Universidade La Salle - UNILASALLE, Canoas, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0204-0757 E-mail: elaine.conte@unilasalle.edu.br

 

 

Downloads

Publicado

25/06/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 153
  • pdf downloads: 135

Como Citar

MAIA DE ANDRADE NEVES NETO, R. .; CONTE, E. Psicogênese da empatia e (re) conhecimento do outro: Psicogénesis de la empatía y (re) conocimiento del otro . Revista Cocar, [S. l.], n. 12, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4647. Acesso em: 24 dez. 2024.