Reflexões críticas sobre a proposta de ensino híbrido: entre a aparência e a essência
Critical thinking on the hybrid teaching proposal: Between appearance and essence
Resumo
Resumo
Este estudo tem por objetivo analisar o modelo de ensino híbrido proposto às escolas públicas, como alternativa para esse período pandêmico. Passado mais de um ano de ensino remoto, surge o ensino híbrido como solução emergencial, mas já com o anúncio de permanência no pós-pandemia. A análise apoia-se no materialismo histórico-dialético de Marx e Engels (2007), o qual possibilita a compreensão da realidade para além das suas aparências, dentro de uma totalidade composta de múltiplas determinações. As conclusões apontam que a pandemia revelou as contradições próprias de uma sociedade dividida em classes, escancarando a situação de desigualdade social e tecnológica existente no País, a qual inviabiliza o modelo de ensino híbrido, porque a maioria dos estudantes não consegue, se quer, ter acesso às aulas remotas de modo satisfatório e a maioria das escolas públicas não dispõe das condições materiais, tecnológicas e estruturais para a efetivação do ensino na forma híbrida.
Palavras-chave: Ensino Híbrido; Aparência; Essência.
Abstract
This study’s goal is to analyze the hybrid teaching model proposed to public school as an alternative during this pandemic period we are in. Over this last year on remote teaching we find ourselves in need of a type of hybrid teaching as an emergency solution, and also as a permanent post-pandemic resolution. The analysis supports itself on the historical-dialectical materialism of Marx and Engels (2007) which enables the comprehension of reality beyond its appearances within a composed totality of multiple determinations. The conclusions point out that the pandemic unveiled the very contradictions of a divided society, showing the social and technological inequality among people in our country today. This very inequality is what derails this model of hybrid teaching because most students barely have access to remote classes satisfactorily and most public schools do not have the material, technological or structural conditions to that end.
Keywords: Hybrid Teaching; Appearance; Essence.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 732
- pdf downloads: 336