Reflexões críticas sobre a proposta de ensino híbrido: entre a aparência e a essência

Critical thinking on the hybrid teaching proposal: Between appearance and essence

Autores

Resumo

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar o modelo de ensino híbrido proposto às escolas públicas, como alternativa para esse período pandêmico. Passado mais de um ano de ensino remoto, surge o ensino híbrido como solução emergencial, mas já com o anúncio de permanência no pós-pandemia. A análise apoia-se no materialismo histórico-dialético de Marx e Engels (2007), o qual possibilita a compreensão da realidade para além das suas aparências, dentro de uma totalidade composta de múltiplas determinações. As conclusões apontam que a pandemia revelou as contradições próprias de uma sociedade dividida em classes, escancarando a situação de desigualdade social e tecnológica existente no País, a qual inviabiliza o modelo de ensino híbrido, porque a maioria dos estudantes não consegue, se quer, ter acesso às aulas remotas de modo satisfatório e a maioria das escolas públicas não dispõe das condições materiais, tecnológicas e estruturais para a efetivação do ensino na forma híbrida.

Palavras-chave: Ensino Híbrido; Aparência; Essência.

 

Abstract

This study’s goal is to analyze the hybrid teaching model proposed to public school as an alternative during this pandemic period we are in. Over this last year on remote teaching we find ourselves in need of a type of hybrid teaching as an emergency solution, and also as a permanent post-pandemic resolution. The analysis supports itself on the historical-dialectical materialism of Marx and Engels (2007) which enables the comprehension of reality beyond its appearances within a composed totality of multiple determinations. The conclusions point out that the pandemic unveiled the very contradictions of a divided society, showing the social and technological  inequality among people in our country today. This very inequality is what derails this model of hybrid teaching because most students barely have access to remote classes satisfactorily and most public schools do not have the material, technological or structural conditions to that end.

Keywords: Hybrid Teaching; Appearance; Essence.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Marques de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino da Universidade Estadual do Ceará (MAIE/UECE).  Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos da Universidade Estadual do Ceará (FAFIDAM/UECE). E-mail: marques2018mai@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9077-9876.

Sirneto Vicente da Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Mestre em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino da Universidade Estadual do Ceará (MAIE/UECE). Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos da Universidade Estadual do Ceará (FAFIDAM/UECE). E-mail: sirnetodh@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4334-1916.

Antônio Marcos Rocha de Carvalho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Mestre em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino da Universidade Estadual do Ceará (MAIE/UECE). Licenciado em História pela Universidade Estadual do Ceará (FAFIDAM/UECE). E-mail: marcosrochahc182@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8558-373X .

 

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 728
  • pdf downloads: 334

Como Citar

MARQUES DE OLIVEIRA, A.; VICENTE DA SILVA, S. .; ROCHA DE CARVALHO, A. M. Reflexões críticas sobre a proposta de ensino híbrido: entre a aparência e a essência: Critical thinking on the hybrid teaching proposal: Between appearance and essence. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4533. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)