Os professores e profissionais de Educação Física no mercado de trabalho em Belém pelo viés dos editais de concursos públicos

Teachers and physical education professionals in the labor market in Belém by the bias of public tender notices

Autores

Resumo

 

Resumo

O texto objetiva analisar quais as consequências da divisão de formação em Educação Física para atuação de professores e profissionais no mercado de trabalho no município de Belém/PA. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, constatou-se que a fragmentação na formação plena em Educação Física foi negativa para aqueles que escolhem essa área de atuação, pois, por meio dos editais de concursos públicos analisados no período de 2011 a 2020, vê-se a nítida distinção dos campos de atuação do licenciado e do bacharel, em que os professores de Educação Física possuem uma pequena vantagem em relação à quantidade de vagas ofertadas quando comparados com os profissionais bacharéis.

Palavras-chave: Formação em Educação Física; Professores e profissionais; Mercado de trabalho paraense.

 

Abstract

The text aims to analyze the consequences of the division of physical education training for the performance of teachers and professionals in the labor market in the municipality of Belém/PA. Through bibliographic and documentary research, it was found that the fragmentation in full training in Physical Education was negative for those who choose this area of activity, because, through the public tender notices analyzed in the period from 2011 to 2020, we see the clear distinction between of the fields of activity of the graduate and the bachelor, in which physical education teachers have a small advantage in relation to the number of vacancies offered when compared to the professional bachelors.

Keywords: Training in Physical Education; Teachers and professionals; Pará labor market.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassio Vale, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Educação (UFPA). Mestre em Educação (UFPA). Professor externo da Universidade Federal do Pará. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório de Gestão Escolar Democrática (Observe/UFPA).

E-mail: cassiovale07@yahoo.com.br    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8956-4536

 

Phablo Wesley da Silva Ferreira, Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazôbua

Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia (FAM). E-mail: phablowesley25@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6032-9487

 

Albiane Oliveira Gomes, Universidade do Estado do Maranhão

Doutora em Educação. Professora da Universidade do Estado do Maranhão atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UEMA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Qualidade da Educação Básica (GPQe).

E-mail: albiane11@hotmail.com      Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2242-5654

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 237
  • pdf downloads: 231

Como Citar

VALE, C.; WESLEY DA SILVA FERREIRA, P. .; OLIVEIRA GOMES, A. Os professores e profissionais de Educação Física no mercado de trabalho em Belém pelo viés dos editais de concursos públicos: Teachers and physical education professionals in the labor market in Belém by the bias of public tender notices. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4459. Acesso em: 23 nov. 2024.