A Formação inicial de professores: uma análise entre o PIBID e o estágio curricular supervisionado no curso de Pedagogia

Teachers’ initial training: analysis between PIBID and supervised teaching internship in the Pedagogy School

Autores

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar como o PIBID e o Estágio Curricular Supervisionado podem contribuir para a formação inicial de professores do curso de Pedagogia. Para tanto, aborda as percepções de estudantes do curso de Pedagogia, a partir de dois grupos: aqueles que realizaram o estágio supervisionado, nos anos iniciais, e graduandos que participaram do PIBID. A metodologia ancorou-se na abordagem da pesquisa qualitativa, a qual faz uso de instrumentos de geração de dados como a análise documental, a entrevista semiestruturada e o questionário. Os resultados apontaram que o Estágio Curricular Supervisionado, comparado ao PIBID, deixaram a desejar, no que se refere a formação inicial dos licenciandos. Isto porque o PIBID possibilitou a produção de espaços de aprendizagens, mais consistentes, para o contato dos alunos com a realidade da instituição escolar pública e, consequentemente, para a promoção do diálogo entre teoria e prática.

Palavras-chave: Formação inicial de professores; Estágio curricular supervisionado; PIBID.

Abstract

The aim of the present study is to analyze PIBID and supervised teaching internship in order to contribute to teachers’ initial training in Pedagogy School. Accordingly, it approaches the perception of Pedagogy students, who were dived into two groups, namely: the ones who are attending the supervised teaching internship program at the initial years, and graduated Pedagogy students who have participated in PIBID. The herein adopted methodology followed the qualitative research approach, based on using data generation instruments for documental analysis, semi-structured interviews and questionnaires. According to the results, the supervised teaching internship was not as effective as PIBID when it comes to teachers’ initial training. This finding is explained by the fact that PIBID allowed producing more consistent learning spaces for students’ contact with the reality of public schools; consequently, it allowed promoting the dialogue between theory and practices.               

Keywords: Initial teachers’ training; Supervised Teaching Internship; PIBID

 

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Biografia do Autor

Joseval dos Reis Miranda, Universidade Federal da Paraíba- Centro de Educação - Departamento de Metodologia da Educação - Campus I

 

Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação, Departamento de Metodologia da Educação, Campus I, João Pessoa-PB.

E-mail:  josevalmiranda@yahoo.com.br

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-0713-0110

 

Maria Sueleide Barboza de Sousa, UFPB, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB, Campus I.

E-mail:  su_guikel@hotmail.com

Orcid:  http://orcid.org/0000-0003-1230-7686

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Publicado

01/12/2021
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Como Citar

DOS REIS MIRANDA, J. .; BARBOZA DE SOUSA, M. S. . A Formação inicial de professores: uma análise entre o PIBID e o estágio curricular supervisionado no curso de Pedagogia : Teachers’ initial training: analysis between PIBID and supervised teaching internship in the Pedagogy School. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4457. Acesso em: 26 dez. 2024.