A ressignificação do currículo nas escolas do campo: da descontextualização à contextualização

Autores

  • Ana Cláudia da Silva Rodrigues claudiacavn@yahoo.com.br
  • Rayane Pereira Santos rayane.leif@gmail.com

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa fundamentada"nas ações desenvolvidas por um"projeto de extensão executado em três escolas"do campo do município de Bananeiras/PB. As ações foram realizadas com o propósito"de ressignificar o currículo dessas escolas,"de forma que a contextualizar o Projeto"Pedagógico Curricular (PPC). Os sujeitos da"pesquisa foram discentes da UFPB, equipe"pedagógica, gestores, professores, alunos e"os representantes de pais das escolas participantes."O aporte metodológico foi organizado"a partir da abordagem qualitativa. Os instrumentos"de coleta de dados foram: a análise"documental; um roteiro de entrevista para"gestores, professores e pais de alunos; e o relato"das ações desenvolvidas nos encontros"para organização do PPC. Após realização"da pesquisa, constatou-se que as demandas"dos povos campesinos não são contempladas"nos projetos pedagógicos analisados; que os"currículos investigados não apresentam características"de contextualização; e que a elaboração"coletiva da proposta curricular para"o ano de 2014 tem contribuído para a reflexão"dos sujeitos sobre a realidade dos povos"do campo.

Palavras chave: Currículo. Formação. Identidade.

The ressignification of curriculum in countryside schools: from decontextualization to contextualization

This article presents a survey based on actions taken by an extension project carried out in three schools in the city of Bananeiras / PB field. The shares were held for the purpose of (re) define the curriculum of these schools, so that contextualize the Curriculum Education Program (PPC). The subjects were students UFPB, teaching staff, managers, teachers, students and representatives of parents of participating schools. The methodological approach was organized from the qualitative approach. Data collection instruments were: document analysis; an interview guide for managers, teachers and parents; and the report of the actions carried out in the meetings to the PPC organization. Upon completion of the research, we found that the demands of the peasants people are not included in the analyzed educational projects; that investigated curricula have no context characteristics; and that the collective elaboration of the curriculum proposal for the year 2014 has contributed to the reflection of the subjects on the reality of the peoples of the field.

Keywords: Curriculum. Training. Identity.

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Publicado

27/03/2015
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Como Citar

RODRIGUES, A. C. da S.; SANTOS, R. P. A ressignificação do currículo nas escolas do campo: da descontextualização à contextualização. Revista Cocar, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 195–209, 2015. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/378. Acesso em: 5 maio. 2024.

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