Memorial acadêmico: janela para estudos curriculares, o caso do prof. Dr. Antônio Joaquim Severino
Resumo
Circunscrito às possibilidades acerca do uso do memorial acadêmico, o artigo se propõe a lançar luzes sobre este registro de percursos, que são necessários para promoção vertical na carreira universitária. Entendido como trabalho de erudição e agudeza crítica o memorial, após a defesa pública, tem destino incerto. A partir do memorial acadêmico para a titulariedade do Prof. Antônio Joaquim Severino, disponível na internet, o artigo floresce dentro de pesquisa qualitativa mais ampla, com aportes bibliográficos e documentais. Os referenciais são os clássicos para a categoria currículo Gimeno Sacristán (1998); Giroux (1986;1997); Padilha (2004); Silva (2004) e pesquisadores que abordam diretamente o memorial acadêmico, seja como história de vida, seja como gênero linguístico. As conclusões apontam para a possibilidade de que uma nova e ampla janela se abra para pesquisas no campo do currículo, centradas em memoriais acadêmicos.
Abstract
Circumscribed to the possibilities regarding the use of the academic memorial, the article aims to shed light on this record of courses, necessary for vertical promotion in the university career. Understood as a work of erudition and critical sharpness, the memorial, after public defense, has an uncertain fate. From the academic memorial to the title of Prof. Antônio Joaquim Severino, available on the internet, the article appears within a broader qualitative research, with bibliographical and documentary contributions. The references are the classics for the curriculum category Gimeno Sacristán (1998); Giroux (1986; 1997); Padilha (2004); Silva (2004) and researchers who directly address the academic memorial, either as a life story or as a linguistic genre. The conclusions point to the possibility that a new and broad window may open for research in the curriculum field, centered on academic memorials.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 380
- pdf downloads: 386