Escolas do campo e o ensino remoto: vozes docentes nas mídias digitais
Resumo
Este artigo trata-se de uma pesquisa documental de natureza qualitativa. Tivemos como objetivo analisar as declarações de professores do campo nas mídias digitais sobre o ensino remoto em escolas da zona rural no decorrer da pandemia da COVID-19. Por meio de palavras-chave, realizamos uma busca na plataforma Google e selecionamos sete matérias escritas em português do Brasil de Web Jornais e Web Sites consideradas mais relevantes pelo algoritmo PageRank e que possuíam declarações de professores do campo sobre o ensino remoto. Diante da análise realizada, percebemos que são muitos os empecilhos enfrentados na realização do ensino remoto nas escolas do campo. Devido às limitações impostas ao ensino remoto pelas especificidades rurais, as históricas desigualdades educacionais vista no país poderão ser alargadas e trazer irreversíveis danos à formação de muitos alunos.
Palavras-chave: Escolas do Campo; Ensino Remoto; Professores do Campo.
Abstract
This paper concerns to a qualitative nature documental research. We had the goal to analyse the rural teacher’s statements on digital media about remote teaching in the countryside schools in the course of COVID-19 pandemic. Throughout key-words, we performed a search at Google platform and we selected seven reportings written in Brazilian Portuguese from Web News and Websites considered most relevant by the PageRank algorithm and that possessed rural teacher’s statements about remote teaching. In face of the undertaken analysis, we realized that there are several obstacles faced in the implementation of remote teaching at countryside schools. Due to the limitations imposed on remote teaching because rural specificities, historical educational inequalities seen in this country might be expanded and to bring irreversible damage to the formation of a lot of students.
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