A globalização e sua influência na formação pessoal e profissional docente
Resumo
Este artigo reflete a influência da globalização na formação dos docentes e suas implicações em obter equilíbrio entre o avanço das tecnologias e sua utilização no espaço escolar de maneira consciente e responsável. A educação sente muito essas transformações. Os professores encontram-se imersos nelas e como utilizá-las no processo educacional, além da crise de identidade. Doze profissionais de uma escola estadual de Santa Catarina foram questionados sobre as novas tecnologias. Utilizou-se pesquisa qualitativa, com professores em várias etapas da caminhada educacional. O suporte teórico foi Dias Sobrinho (2010); Santos, (2003); Libâneo (2012); Nóvoa (2000), Imbernón (2009) e a Base Nacional Comum da Formação de Professores (2019). A pesquisa revela que eles se mantêm “vivos e sendo heróis silenciosos”. Esta temática requer reflexões sobre sua formação perpassando pela pessoa/professor.
Abstract
This is article reflects on the influence of globalization on teacher education and its implications in achieving a balance between the advancement of Technologies and their use in the school space in a conscious and responsible manner. Education feels these changes a lot.Teachers are immersed in them and how to use them in the educational process, in addition to the identity crisis.Twelve professionals from a state school in Santa Catarina were asked about the new Technologies. Qualitative research was used, uith teachers at various stages of the educational journey. Theoretical support was José Dias Sobrinho (2010); Santos (2003); Libâneo (2012); Nóvoa (2000); Imbernòn (2009); Common National Curricular Base in Teacher Education (2019). The research reveals that they remain “alive and being silente heroes”. This theme requires reflections on their training, going through the person/teacher.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 554
- pdf downloads: 283