A globalização e sua influência na formação pessoal e profissional docente

Autores

  • Monica Maria Baruffi monicambar@terra.com.br
    Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Rita Buzzi Rausch ritabuzzirausch@gmail.com

Resumo

Este artigo reflete a influência da globalização na formação dos docentes e suas implicações em obter equilíbrio entre o avanço das tecnologias e sua utilização no espaço escolar de maneira consciente e responsável.  A educação sente muito essas transformações. Os professores encontram-se imersos nelas e como utilizá-las no processo educacional, além da crise de identidade. Doze profissionais de uma escola estadual de Santa Catarina foram questionados sobre as novas tecnologias. Utilizou-se pesquisa qualitativa, com professores em várias etapas da caminhada educacional. O suporte teórico foi Dias Sobrinho (2010); Santos, (2003); Libâneo (2012); Nóvoa (2000), Imbernón (2009) e a Base Nacional Comum da Formação de Professores (2019). A pesquisa revela que eles se mantêm “vivos e sendo heróis silenciosos”. Esta temática requer reflexões sobre sua formação perpassando pela pessoa/professor.

Abstract

This is article reflects on the influence of globalization  on teacher education and its implications in achieving a balance between the advancement of Technologies and  their use in the school space in  a conscious and responsible manner. Education feels these changes a lot.Teachers are immersed in them and how to use them in the educational process, in addition to the identity crisis.Twelve professionals from a state school in Santa Catarina were asked about the new Technologies. Qualitative research was used, uith teachers at various stages of the educational journey. Theoretical support was José Dias Sobrinho (2010); Santos (2003); Libâneo (2012); Nóvoa (2000); Imbernòn (2009); Common National Curricular Base in Teacher Education (2019). The research reveals that they remain “alive and being silente heroes”. This theme requires reflections on their training, going through the person/teacher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica Maria Baruffi, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Doutoranda em Educação/ Universidade Regional de Blumenau – FURB (2019 – 2023), Mestrado em Educação pela Universidade Regional de Blumenau – FURB (2006). Formação em Pedagogia pela Universidade Regional de Blumenau – FURB (1990). Participante do grupo de pesquisa GPFORPE/ - Grupo de Pesquisas sobre Formação de Professores e Práticas Educativas, pela Universidade Regional de Blumenau-FURB. Professora do Centro Universitário Leonardo Da Vinci – Uniasselvi – Indaial / Santa Catarina. E-mail: monicambar@terra.com.br . Lattes: http://lattes.cnpq.br/7116337092958766. Orcid: https://orcid.org/000-0003-37747901

Rita Buzzi Rausch

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2008) e Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2019). Líder do GPFORPE - Grupo de Pesquisas sobre Formação de Professores e Práticas Educativas. Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau-FURB e no Programa de Pós-Graduação da Universidade da região de Joinville - UNIVILLE. E-mail: ritabuzzirausch@gmail.com  Lattes: http://lattes.cnpq.br/174756.8551264254 Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9413-4848

Downloads

Publicado

09/12/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 398
  • pdf downloads: 256

Como Citar

BARUFFI, M. M.; BUZZI RAUSCH, R. A globalização e sua influência na formação pessoal e profissional docente. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3713. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos