O coronelismo nos manuais didáticos de História no Ensino Fundamental das escolas públicas de Ribeirão Preto - SP.

Autores

  • José Faustino de Almeida Santos no@email.com
    Universidade do Estado do Pará
  • Andrea Coelho Lastória no@email.com

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa finalizada que focalizou o conteúdo coronelismo e sua pertinência na História nacional e local, por meio dos materiais didáticos de História utilizados nas escolas públicas de dada localidade brasileira. Caracterizado como um estudo analítico-descritivo de natureza qualitativa, os objetivos da pesquisa evidenciaram o modo como o tema é apresentado em três diferentes manuais didáticos. O referencial teórico foi construído a partir dos estudos que versam sobre o Ensino de História, da História Local, do Currículo, dos livros didáticos, da formação da consciência histórica e da Educação para a Cidadania. Os resultados evidenciaram a carência de referenciais teórico-metodológicos coerentes com seus próprios discursos a fim de possibilitar uma melhor articulação entre presente / passado. O modo como tais manuais foram elaborados, dificulta a problematização escolar do cotidiano específico de cada localidade no Brasil.

Palavras-chave: Ensino de História. Manuais Didáticos. Coronelismo.

Textbooks of history: citizenship formation in elementary education in the public schools of Ribeirão Preto - SP.

This article is the result of a completed research that focused on coronelismo content and its relevance in national and local history through the history textbooks used in public schools in locality of Brazil. Characterized as an analytical-descriptive qualitative study, the research objectives showed how the theme is presented in three different textbooks. The theoretical framework was built from the studies which focus on the Teaching of History, Local History, Curriculum, textbooks, formation of historical consciousness and Education for Citizenship. The results showed a lack of theoretical and methodological frameworks coherent with its own discourses to enable better articulation between present and past. The way these manuals were written makes difficult the scholar questioning about the everyday of each locality in Brazil.

Keywords: Teaching of History. Instructional manuals. Coronelismo.

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Publicado

26/03/2015
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Como Citar

SANTOS, J. F. de A.; LASTÓRIA, A. C. O coronelismo nos manuais didáticos de História no Ensino Fundamental das escolas públicas de Ribeirão Preto - SP. Revista Cocar, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 53–68, 2015. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/368. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos