Acesso e permanência de estudantes de escolas públicas do município de Viçosa- MG na educação superior

Autores

Resumo

Neste artigo analisamos egressos de escolas públicas estaduais de Viçosa-MG, matriculados nos cursos de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Viçosa (UFV) buscando entender os fatores que contribuíram para o acesso e permanência deles na educação superior. Como base teórica utilizamos os estudos de Bourdieu (2008) e Coulon (2008). Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, com o levantamento do perfil socioeconômico dos estudantes e entrevistas abertas. As análises foram feitas por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo. Os sujeitos do estudo ingressaram em maioria no curso noturno, apresentaram renda média familiar menor, família maior e pais com menor escolaridade, se comparados aos estudantes do curso integral. O ingresso e a permanência na UFV foram favorecidos pelo incentivo da família e pelas relações sociais estabelecidas com colegas e professores.

Abstract

In this article we analyze graduates from state public schools in Viçosa-MG, enrolled in Biological Sciences courses at Federal University of Viçosa (UFV), seeking to understand the factors that contributed to their access and permanence in higher education. Bordieu (2008) and Coulon (2008) were used as theoretical basis for this paper. We developed a qualitative research comprising of a socioeconomic profile survey and open interviews with the students. The analyzes were performed through descriptive statistics and content analysis. The subjects were mostly enrolled in the evening course, with lower average family income, larger families and parents with less education when compared to students in the full course. Admission and permanence at UFV were favored by family incentive and through relationships established with colleagues and professors.

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Biografia do Autor

Isabela Berbert da Guia, Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo

Atualmente é professora efetiva da Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo, ministrando aulas de Ciências e Biologia na educação básica. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV)- MG (2016-2018). Possui experiência em pesquisas na área da Sociologia da Educação, com foco no acesso de estudantes de escolas públicas à educação superior.  E-mail: ibguia@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2696-4927

Thaís Almeida Cardoso Fernandez, Universidade Federal de Viçosa

Docente do Departamento de Biologia Geral (DBG), do Setor de Educação em Ciências e Biologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), atuando na Licenciatura em Ciências Biológicas, desde 2013. Coordena o BioLibras, projeto de extensão em educação de Surdos(as) de Viçosa e região. Cursou Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas (2001) e Mestrado e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais (2004 e 2008), na área de Etnoecologia e Ecologia Humana, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). E-mail: thais.fernandez@ufv.br   ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4620-9753

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Publicado

08/12/2020
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Como Citar

GUIA, I. B. da; ALMEIDA CARDOSO FERNANDEZ, T. Acesso e permanência de estudantes de escolas públicas do município de Viçosa- MG na educação superior. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3678. Acesso em: 1 set. 2024.

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Artigos