As relações entre moral e ética: o ensino/aprendizagem de conceitos com ferramentas da Web 2.0

Autores

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma intervenção pedagógica sobre as relações entre os conceitos de moral e ética, mediante ferramentas da Web 2.0. As análises dialogaram com os estudos de Chauí (2000), Figueiredo (2008), Klausmeier e Goodwin (1997), Lomônaco (1996), entre outros. Metodologicamente, foi realizado nos moldes da Engenharia Didática constando de duas aulas com 31 alunos que cursavam a disciplina intitulada “Política educacional e organização escolar brasileira” de uma instituição pública de Ensino Superior. Os resultados mostram que os aspectos definidores dos conceitos foram identificados pelos discentes, bem como a importância da mediação diversificada caracterizada não só pelo uso das ferramentas da Web. 2.0, mas da ação docente qualificada que articulou diversos recursos, para além dos usos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC).

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo presentar una intervención pedagógica sobre las relaciones entre los conceptos de moral e ética, mediante las herramientas de la Web 2.0. Los análisis dialogan con  los estudios  de Chauí (2000), Figueiredo (2008), Klausmeier e Goodwin (1997), Lomônaco (1996) entre otros. Metodológicamente, fue realizado en los moldes Ingeniería Didáctica, durante dos sesiones con 31 alumnos que cursaban la disciplina titulada “Política educacional e organización escolar brasileira” en una institución pública de Educación Superior. Los resultados muestran que los aspectos definidores de los conceptos fueron identificados por los estudiantes, así como la importancia de la mediación diversificada caracterizada no solo por el uso de las herramientas de la Web 2.0, sino por la acción docente cualificada, que articuló diversos recursos, más allá de los usos de las Tecnologías Digitales de la Información y la  Comunicación (TDIC).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marciana Córdoba Mercado, Unesp

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente. Mestra em Tecnologia Educativa e Meios Inovadores pela Universidade Autónoma de Bucaramanga (Colômbia) e pelo Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey (Universidade TecVirtual). Possui graduação em Informática Educativa e Meios Audiovisuais. Especialista em Gerência Empresarial pela Universidade de Córdoba (Colômbia) e Especialista em Estudos Bíblicos pela Fundação Universidade Claretiana (Colômbia). Membro do grupo de pesquisa Formação de Professores Políticas Públicas e Espaço Escolar (GPFOPE), liderado pela Professora Dra. Yoshie Ussami Ferrari Leite. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educativa. 

E-mail: marciacordobamercado@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3619-0200

 

Aletheia Machado de Oliveira

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente. Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui graduação em Pedagogia e Licenciatura em Computação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras. Professora da Educação Básica, atuando no laboratório de informática.

E-mail: aletheiaoliveirajf@gmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1058-0817

Patrícia Regina de Souza

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente. Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente. Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP), campus de Presidente Prudente. Desenvolve pesquisa na linha "Processos formativos, Ensino e Aprendizagem", com ênfase no ensino e aprendizagem da língua portuguesa. Membro do grupo de pesquisa Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica e Superior (GP- FPPEEBS), liderado pelas professoras Dr.ª Ana Luzia Videira Parisotto e Drª. Renata Portela Rinaldi. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no ensino e aprendizagem da língua portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ortografia, produção textual, regularidades e irregularidades ortográficas e variação linguística. Professora - PEB I da Prefeitura Municipal de Rancharia (SP).

E-mail: patyysouza650@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1826-5819

 

 

Downloads

Publicado

08/12/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 258
  • pdf downloads: 202

Como Citar

CÓRDOBA MERCADO, M.; OLIVEIRA, A. . M. de; DE SOUZA, P. R. As relações entre moral e ética: o ensino/aprendizagem de conceitos com ferramentas da Web 2.0. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3671. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas