Balanço de Produção: Práticas pedagógicas das escolas do campo no ensino médio e suas articulações com trabalho e educação

Autores

Resumo

Apresentamos um balanço de produções acadêmicas identificadas no banco de dados do portal da Capes, relativas às práticas pedagógicas na Educação do Campo que relacionam trabalho e educação. O levantamento e a investigação foram de maio a julho de 2019. O objetivo consistiu em analisar as pesquisas realizadas em programas de Pós-graduação entre os anos de 2015 a 2018. Como descritores elencamos: Práticas Pedagógicas, Educação do Campo, Ensino Médio, Trabalho e Educação e Economia Camponesa. Como resultados demonstramos o quantitativo da recorrência e a interpretação dos sentidos dos temas que envolvem as práticas pedagógicas. Concluímos que existem duas situações curriculares nas escolas do campo: as que articulam as práticas pedagógicas de acordo com os princípios estabelecidos e as que estão na construção do currículo à adequação com os referenciais teóricos e dos marcos regulatórios.

 

Abstract

We present a balance of academic productions identified in the database of the Capes portal, related to educational practices in the field that relate work and education. The survey and investigation were from May to July 2019. The objective was to analyze the research carried out in postgraduate programs between 2015 and 2018. We listed them as descriptors: Pedagogical Practices, Field Education, High School, Work and Education and Peasant Economy. As results we demonstrate the quantity of recurrence and the interpretation of the senses of the themes that involve pedagogical practices. We conclude that there are two curricular situations in schools in the field: those that articulate the pedagogical practices according to the established principles and those that are in the construction of the curriculum to the adequacy with the theoretical references and regulatory frameworks.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geovana Salustiano Couto, Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso - Escola Estadual Ivone Borkowski de Lima

Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Especialização em Educação Matematica pela Faculdade de Sinop (FASIPE), Mestranda em Educação pela Universidade de Mato Grosso (Unemat), Câmpus Universitário “Jane Vanini”, em Cáceres-MT. É Professora Efetiva da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), lotada na Escola Estadual Ivone Borkowski de Lima.

E-mail: geovana.geosal@gmail.com.

Orcid-ID: https://orcid.org/0000-0001-9740-7349.

Laudemir Luiz Zart, Universidade do Estado de Mato Groaao

Graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco, Santa Rosa-RS; Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (PUC-UFSC); Doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Câmpus Universitário “Jane Vanini”, em Cáceres-MT; Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu), da Unemat, Mestrado em Educação na linha de pesquisa: Educação e Diversidade.

E-mail: laudemirzart13@yahoo.com.br. 

Orcid-ID: https://orcid.org/0000-0001-9117-0782.

Orcid-ID: https://orcid.org/0000-0001-9117-0782.

Loriége Pessoa Bitencout , Universidade do Estado de Mato Grosso

Licenciatura em Matemática pela Faculdade Imaculada Conceição (FIC); Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Câmpus Universitário “Jane Vanini”, em Cáceres-MT; Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu), da Unemat, Mestrado em Educação na linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas Públicas e Práticas Pedagógicas.

E-mail: lori.pessoa@hotmail.com. 

Orcid-ID: https://orcid.org/0000-0002-7643-2091.

Orcid-ID: https://orcid.org/0000-0002-7643-2091.

Downloads

Publicado

03/10/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 241
  • pdf downloads: 301

Como Citar

SALUSTIANO COUTO, G.; LUIZ ZART, L. .; PESSOA BITENCOUT , L. Balanço de Produção: Práticas pedagógicas das escolas do campo no ensino médio e suas articulações com trabalho e educação. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3659. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos