Saberes culturais de povos tradicionais da Amazônia: contribuições das pesquisas do GRUPEMA (UEPA)

Autores

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar as principais contribuições das dissertações realizadas por pesquisadores vinculados ao Grupo de Pesquisa em Educação e Meio Ambiente (GRUPEMA), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED), da Universidade do Estado do Pará (UEPA) para a área ambiental, sobretudo relacionada ao tema “saberes culturais de povos tradicionais da Amazônia”. Trata-se de uma pesquisa documental que tem como fontes as dissertações vinculadas ao grupo. As quinze pesquisas selecionadas foram analisadas com base no método da análise do conteúdo e, como resultado, foi possível perceber que, apesar de não objetivarem a discussão direta sobre a área ambiental, podem contribuir para o tema ao promoverem a valorização dos saberes ambientais por meio do estudo sobre os saberes de comunidades tradicionais.

Abstract

This article aims to analyze the contributions of the studies made by the researchers of the Research Group on Education and Environment (GRUPEMA) linked to the Postgraduate Program in Education (PPGED) from the State University of Pará (UEPA) for the environmental area, manly related to the theme “cultural knowledge of traditional amazonian folks”. Therefore, this is a documentary research that has as sources the dissertations linked to the group. The fifteen selected dissertations were analyzed based on the content analysis method and as a result it was possible to notice that, although they do not aim to discuss about the environmental area, the researches can contribute to the theme by promoting the valorization of environmental knowledge through the study on the knowledge of traditional communities.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Rocha de Sousa, Ufpa

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) na Universidade Federal do Pará (UFPA), na linha de Conhecimento científico e espaços de diversidade da educação em ciências.

E-mail: nanda.roch@hotmail.com        Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5437-218X

 

Nádia Magalhães da Silva Freitas

Pós-doutora em Ensino e Aprendizagem das Ciências, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora da Universidade Federal do Pará, com atuação no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática.

E-mail: nadiamsf@yahoo.com.br           Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0042-8640

 

Downloads

Publicado

03/10/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 573
  • pdf downloads: 458

Como Citar

ROCHA DE SOUSA, F.; MAGALHÃES DA SILVA FREITAS, N. Saberes culturais de povos tradicionais da Amazônia: contribuições das pesquisas do GRUPEMA (UEPA) . Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3618. Acesso em: 24 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos