Catação fotográfica: revelando processos educativos
Resumo
Este artigo teve como objetivo central identificar, descrever e compreender os processos educativos que emergem da prática social da catação de recicláveis porta a porta de residências desde a experiência e perspectiva de onze Catadoras da Cooperativa Acácia de Coleta Seletiva, empreendimento de natureza solidária, situado na cidade de Araraquara, interior do estado de São Paulo. Enquanto método nos valemos da fenomenologia, modalidade fenômeno situado, tendo como procedimentos de coleta o que denominamos de “catação fotográfica”, a saber fotos tiradas com câmeras digitais pelas Mulheres Catadoras a partir da questão-guia: “O que é isto, coleta seletiva solidária para você?” e posterior entrevistas individuais pautadas em três fotografias autorais escolhidas por elas. Nos resultados construímos três categorias que levam como título significados encontrados nas falas das cooperadas.
Abstract
The main objetctive of this article was to identify, describe and understand the educational processes thar emerge from the social practice of recyclable waste pickers door to door of homes from an experience and perspective of eleven women from the Acácia Cooperative of Recyclable Waste Pickers, a solidary nature venture, located in the city of Araraquara, interior of the state of São Paulo. As a method in the values of phenomenology, in the modality of the situated phenomenon, we had as collection procedures what we call as “Picking Photographs”, wich are the photos taken with digital câmeras by cooperated women participants from the guiding question: “What is this, solidary recyclable waste picking?” and subsequent individual interviews based on three photographs of the authors chosen by them. In the results, we constructed three categories that assume the meanings found in the members statements.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 494
- pdf downloads: 93