Catação fotográfica: revelando processos educativos

Autores

  • Conrado Marques da Silva de Checchi conradomarq@gmail.com
  • Luiz Gonçalves Junior luizgj7@gmail.com

Resumo

Este artigo teve como objetivo central identificar, descrever e compreender os processos educativos que emergem da prática social da catação de recicláveis porta a porta de residências desde a experiência e perspectiva de onze Catadoras da Cooperativa Acácia de Coleta Seletiva, empreendimento de natureza solidária, situado na cidade de Araraquara, interior do estado de São Paulo. Enquanto método nos valemos da fenomenologia, modalidade fenômeno situado, tendo como procedimentos de coleta o que denominamos de “catação fotográfica”, a saber fotos tiradas com câmeras digitais pelas Mulheres Catadoras a partir da questão-guia: “O que é isto, coleta seletiva solidária para você?” e posterior entrevistas individuais pautadas em três fotografias autorais escolhidas por elas. Nos resultados construímos três categorias que levam como título significados encontrados nas falas das cooperadas.

Abstract

The main objetctive of this article was to identify, describe and understand the educational processes thar emerge from the social practice of recyclable waste pickers door to door of homes from an experience and perspective of eleven women from the Acácia Cooperative of Recyclable Waste Pickers, a solidary nature venture, located in the city of Araraquara, interior of the state of São Paulo. As a method in the values of phenomenology, in the modality of the situated phenomenon, we had as collection procedures what we call as “Picking Photographs”, wich are the photos taken with digital câmeras by cooperated women participants from the guiding question: “What is this, solidary recyclable waste picking?” and subsequent individual interviews based on three photographs of the authors chosen by them. In the results, we constructed three categories that assume the meanings found in the members statements.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Conrado Marques da Silva de Checchi

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos na linha de pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos com tema sobre os processos criativos de grupos populares com auxílio da CAPES. É educador e Integra a Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana, tendo sido coordenador executivo do Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (NuM-EcoSol) da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar na área de consultoria em Economia Solidária. E-mail: conradomarq@gmail.com     

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0203-148X

Luiz Gonçalves Junior

Professor Titular do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da Universidade Federal de São Carlos (DEFMH/UFSCar). Professor e orientador credenciado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar. Coordenador do Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física (NEFEF); Atual Diretor Científico da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH); Sócio-Fundador da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer (ANPEL); Coordenador da Cátedra Joel Martins.

E-mail: luizgj7@gmail.com            ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1585-0596

Downloads

Publicado

01/09/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 494
  • pdf downloads: 93

Como Citar

DE CHECCHI, C. M. da S. .; JUNIOR, L. G. . Catação fotográfica: revelando processos educativos. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3589. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos