Ensino remoto, saberes e formação docente: uma reflexão necessária
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou investigar a dinâmica do ensino remoto em dois colégios públicos de dois municípios do sertão da Bahia, analisando como estas atividades estão movimentando os saberes docentes e quais demandas apresentam à formação dos professores. Para tanto, apoiou-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa que utilizou a participação dos pesquisadores, como observadores, em reuniões virtuais das duas escolas com a gestão e os docentes, assim como a realização de entrevistas com uma coordenadora pedagógica e seis professores. Os resultados da investigação evidenciaram que os saberes docentes no ensino remoto estão sendo interrogados, reforçando a sua condição de provisoriedade e de construção contínua. Tal movimento incide sobre as escolas a necessidade de um olhar reflexivo sobre os processos de formação docente, visando a sua ressignificação.
Abstract
This article shows the results of a research that investigated the dynamics of remote education in two public schools in two cities in the hinterland of Bahia. It was analyzed how these activities are moving teaching knowledge and what demands they present to teacher education. For this, it was supported in a qualitative research approach and the participation of researchers, as observers, in virtual meetings from two schools with management and teachers, as well as interviews with a pedagogical coordinator and six teachers were used. The results showed that teaching knowledge in remote education are being questioned, reinforcing its condition of provisionality and continuous construction. This movement focuses on schools the necessity of a reflection about the processes of teacher education, aiming at their resignification.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 2424
- pdf downloads: 1502