Políticas de formação de professores na concepção de indígenas da Amazônia

Autores

Resumo

O objetivo da pesquisa foi verificar a percepção de indígenas da Amazônia sobre as políticas de formação de professores. A pesquisa foi desenvolvida em duas fases, sendo a primeira exploratória e bibliográfica, visando analisar as políticas públicas de formação de professores indígenas e a oferta de formação por meio das licenciaturas interculturais implantadas no Brasil.  A segunda, envolve a pesquisa com estudantes indígenas visando a obtenção de informações sobre o entendimento dos mesmos em relação a sua formação para atuarem nas escolas indígenas das respectivas comunidades. Nota-se a necessidade de formação e uma preocupação em assumir o protagonismo das escolas indígenas, até então, ocupadas por professores não indígenas. Essa preocupação está relacionada a valorização dos conhecimentos do próprio grupo indígena e a transmissão desses conhecimentos no currículo da escola indígena.

Abstract

The objective of the research was to verify the perception of indigenous people in the Amazon regarding teacher training policies. The research was developed in two plases, the first being exploratory and bibliographic, aiming to analyze public policies for the training of indigenous teachers and the provision of training through intercultural degrees implemented in Brazil. The second involves research with indigenous students in order to obtain information about their understanding of their training to work in indigenous schools in their respective commnunities. There is a need for training and a concern to assume the role of indigenous schools, hitherto occupied by non-indigenous teachers. This concern is related to valuing the knowledge of the indigenous group itself and the transmission of that knowledge in the curriculum of the indigenous school.

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Biografia do Autor

Reginaldo Oliveira Nunes, Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Professor Adjunto II na Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, lotado no Departamento de Ciências Humanas e Sociais (DCHS), responsável pela disciplina de Educação com Povos da Floresta.

Pedro Guilherme Rocha dos Reis, Universidade de Lisboa

Graduação em Biologia pela Universidade de Lisboa (1988), Mestrado em Didática das Ciências pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1997) e Doutorado em Didática das Ciências pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2004). Professor Associado e Subdiretor do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. E-mail: preis@ie.ulisboa.pt. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9549-2516.

Iuri da Cruz Oliveira, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Integrante do grupo de pesquisa em Etnoconhecimento e Pesquisa em Educação (GPEPE), Mestre em Ensino de Física, Especialista em Educação Matemática e Gestão, Orientação e Supervisão com ênfase em Psicologia Educacional, Graduação em Matemática e Pedagogia. E-mail: iuricruzmpf@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2396-0541.

 

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Publicado

01/09/2020
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Como Citar

NUNES, R. O.; GUILHERME ROCHA DOS REIS, P.; DA CRUZ OLIVEIRA, I. Políticas de formação de professores na concepção de indígenas da Amazônia. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3559. Acesso em: 26 dez. 2024.

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Artigos