Currículo integrado e educação profissional: o que dizem os professores?
Resumo
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou a concepção dos professores sobre a integração curricular da disciplina de Biologia com o Curso Técnico de Enfermagem e como ocorre esse processo de articulação. A pesquisa seguiu os procedimentos metodológicos de estudo de caso e foi desenvolvida em uma Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP), utilizando entrevistas semiestruturadas. Os professores entrevistados se mostraram prontos a superar seus desafios diários na EEEP: que os alunos concluam o ensino médio com qualidade e possibilidade de inserção no trabalho produtivo; a formação dos educadores e sua participação efetiva na construção da proposta pedagógica; a participação da comunidade na escola. É necessário que esses desafios sejam superados para pôr fim à dicotomia entre disciplinas de formação geral e disciplinas de formação profissional.
Abstract
The article presents the results of a research which investigated teachers’ conception on the curricular integration of the Biology discipline with the Nursing Technical Degree and how this process of articulation occurs. The research followed methodological procedures of a case study and was developed in a State School for Professional Education (SSPE), using semi-structured interviews. The teachers interviewed were prone to overcome their daily challenges in the SSPE: allowing students to finish high school with quality and with the possibility to enter productive work; training of educators and their effective participation in the pedagogical proposal; participation of the community in school. It is necessary that these challenges are overcome in order to end the dichotomy between general training disciplines and professional training ones.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 371
- pdf downloads: 686