Currículo integrado e educação profissional: o que dizem os professores?

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Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou a concepção dos professores sobre a integração curricular da disciplina de Biologia com o Curso Técnico de Enfermagem e como ocorre esse processo de articulação. A pesquisa seguiu os procedimentos metodológicos de estudo de caso e foi desenvolvida em uma Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP), utilizando entrevistas semiestruturadas. Os professores entrevistados se mostraram prontos a superar seus desafios diários na EEEP: que os alunos concluam o ensino médio com qualidade e possibilidade de inserção no trabalho produtivo; a formação dos educadores e sua participação efetiva na construção da proposta pedagógica; a participação da comunidade na escola. É necessário que esses desafios sejam superados para pôr fim à dicotomia entre disciplinas de formação geral e disciplinas de formação profissional.

Abstract

The article presents the results of a research which investigated teachers’ conception on the curricular integration of the Biology discipline with the Nursing Technical Degree and how this process of articulation occurs. The research followed methodological procedures of a case study and was developed in a State School for Professional Education (SSPE), using semi-structured interviews. The teachers interviewed were prone to overcome their daily challenges in the SSPE: allowing students to finish high school with quality and with the possibility to enter productive work; training of educators and their effective participation in the pedagogical proposal; participation of the community in school. It is necessary that these challenges are overcome in order to end the dichotomy between general training disciplines and professional training ones.

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Biografia do Autor

Maria Danielle Araújo Mota, Universidade Federal de Alagoas

Professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus A.C Simões. Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Eixo Ensino de Ciências. Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI- UECE). Atua na área de Formação de Professores de Ciências e Biologia. E-mail: danymestrado@gmail.com

orcid: https://orcid.org/0000-0001-7305-647

Raquel Crosara Maia Leite, Universidade Federal do Ceará

Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é docente associado I da Universidade Federal do Ceará, lotada no Departamento de Teoria e Prática do Ensino , FACED. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA).

E-mail: raquelcrosara@hotmail.com                 orcid: http://orcid.org/0000-0002-1563-9670

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Publicado

03/10/2020
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Como Citar

ARAÚJO MOTA, M. D.; MAIA LEITE, R. C. Currículo integrado e educação profissional: o que dizem os professores?. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3549. Acesso em: 22 dez. 2024.

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