Perspectivas da juventude rural sobre aprendizagem e o conhecimento geracional na agricultura familiar, planalto norte de Santa Catarina, Brasil

Autores

Resumo

A família é considerada um lugar privilegiado de transmissão e reprodução da cultura, dessa forma, essa pesquisa teve como objetivo identificar e analisar as perspectivas da juventude rural em relação ao conhecimento geracional na agricultura familiar. O desenho metodológico do estudo é de enfoque qualitativo. Participaram da pesquisa 8 jovens que residem no meio rural do município de Mafra, SC/Brasil, com idade entre 16 a 29 anos. Como instrumento para coleta de dados realizou-se entrevistas semi-estruturadas. Para a análise dos utilizou-se a análise de Conteúdo de Bardin. O estudo revela que os jovens rurais valorizam os conhecimentos geracionais devido a experiências significativas vividas com as pessoas mais velhas. A valorização dos conhecimentos emerge na prática, criando sentimentos de pertencimento e responsabilidade com a agricultura familiar.

Abstract

The family is a privileged place for the transmission and reproduction of culture and knowledge. Thus, this research aimed to identify and analyze the perspectives of rural youth about generational knowledge in family farming. The methodological design of the study is based on qualitative approach. Eight young people who live in the rural area of Mafra city, SC/Brasil, aged between 16 and 29 years old, participated in the research. Semi-structured interviews were carried out to collect data. For the interpretation, we used Bardin Content analysis. The study reveals that young farmers value the generational knowledge due to the deep experiences lived with elders. The action of value the knowledge emerges in practice, creating feelings of belonging and responsibility with family farming.

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Biografia do Autor

Aline Daniela Sauer, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Psicologia pela Universidade do Contestado (2014) e em Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza e Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (2020). Atualmente é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia e realiza especialização em Permacultura,  ambas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como professora das disciplinas de Física/Matemática na Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. E-mail: alidsauer@hotmail.com. Orcid. https://orcid.org/0000-0003-4494-6626

Marcelo Gules Borges

Professor Adjunto do Centro de Ciências da Educação, Departamento de Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (2007) e Mestre em Ecologia (CNPq/2009) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Educação pela Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (CNPq/2014). Pós-Doutor em Fundamentos da Educação pelo College of Education, University of Saskatchewan, Canada (2018-2019). E-mail: marcelo.borges@ufsc.br. Orcid. https://orcid.org/0000-0003-1231-2776

 

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Publicado

09/12/2020
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Como Citar

SAUER, A. D.; GULES BORGES, M. Perspectivas da juventude rural sobre aprendizagem e o conhecimento geracional na agricultura familiar, planalto norte de Santa Catarina, Brasil. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3517. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos