Metodologia ativa e pedagogia esportiva: um estudo de relações
Resumo
Em oposição as formas pedagógicas de ensino retrógradas seus modos tradicionais, a metodologia ativa propicia um desenvolvimento de forma autônoma, fazendo com que os docentes assumam um papel ativo na aprendizagem, exigindo uma nova postura dos professores, sendo intermediadores do conhecimento, guiando seus alunos na busca pelo conhecimento. Nesse Sentido, o estudo tem por objetivo relacionar a metodologia ativa de ensino com a pedagogia esportiva, por meio de uma investigação exploratória de cunho bibliográfico. A utilização das metodologias ativas pode beneficiar a pedagogia esportiva, trabalhando em uma concepção na qual o aluno é participante e desenvolvedor de seu conhecimento, oportunizando aos alunos resolverem problemas e desenvolverem suas habilidades de forma autônoma, preenchendo lacunas no desenvolvimento dos mesmos, deixadas pelo ensino através da reprodução e repetição mecânica.
Abstract
In opposition to the pedagogical forms of teaching retrograde from their traditional ways, the active methodology provides an autonomous development, making teachers assume an active role in learning, requiring a new attitude of teachers, being intermediaries of knowledge, guiding their students in search for knowledge. In this sense, the study aims to relate the active teaching methodology with sports pedagogy, through an exploratory investigation of a bibliographic nature. The use of active methodologies can benefit sports pedagogy, working on a conception in which the student is a participant and developer of his knowledge, giving students the opportunity to solve problems and develop their skills autonomously, filling gaps in their development, left by teaching through mechanical reproduction and repetition.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 1169
- pdf downloads: 926