Ensaios de desfazimento e clamores por ordenamento: uma reflexão sobre o tensionamento moral entre a escola e a família

Autores

  • Lucas de Oliveira Carvalho lucas.historiando@gmail.com
  • Dinamara Garcia Feldens dfeldens@hotmail.com

Resumo

Esse artigo tem por objetivo de fazer uma reflexão acerca da relação entre a escola e a família. Almeja-se mostrar como a transição de uma sociedade disciplinar para uma sociedade de controle tenciona as fronteiras das instituições disciplinares, suas bases morais e universais no que toca a produção de sentidos. Busca-se, também, elucidar como o movimento de transformação e mudança, típico de um aperfeiçoamento necessário das tecnologias de poder, gera, dentre outras coisas, diante do dissolvimento das fronteiras, clamores por uma ordem, por disciplina, pela norma, pela presença da autoridade.

Abstract

This article aims to reflect on the relationship between school and family. It aims to show how the transition from a disciplinary society to a controlling society intends the boundaries of disciplinary institutions, their moral and universal bases when it comes to the production of senses. It is also sought to clarify how the movement of transformation and change, typical of a necessary improvement of the technologies of power, generates, among other things, before the dissolution of borders, clamors for an order, for discipline, for the norm, for the presence of authority.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas de Oliveira Carvalho

Mestre em educação pela Universidade Federal de Sergipe(2020). Graduado em história pela Universidade Tiradentes (2010). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura e Subjetividades (GPECS/UFS/CNPq). E-mail: lucas.historiando@gmail.com . ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0826-4567

Dinamara Garcia Feldens

Possui licenciatura em História (1996), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS (1999). Durante o doutorado realizou estudos e pesquisas com bolsa MTC/ CNPq na Universidade da Sorbonné - Paris V, França, na área de Educação, antropologia do corpo e Filosofia. Coordena o Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade (GPECS/UFS/CNPq). É pesquisadora e professora da Universidade Federal de Sergipe e do Programa de Pós Graduação em Educação na linha de Pesquisa Conhecimento, cultura e educação. E-mail: dfeldens@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6471-3876

 

Downloads

Publicado

01/09/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 81
  • pdf downloads: 113

Como Citar

CARVALHO, L. de O. .; FELDENS, D. G. . Ensaios de desfazimento e clamores por ordenamento: uma reflexão sobre o tensionamento moral entre a escola e a família. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3482. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos