Ensaios de desfazimento e clamores por ordenamento: uma reflexão sobre o tensionamento moral entre a escola e a família
Resumo
Esse artigo tem por objetivo de fazer uma reflexão acerca da relação entre a escola e a família. Almeja-se mostrar como a transição de uma sociedade disciplinar para uma sociedade de controle tenciona as fronteiras das instituições disciplinares, suas bases morais e universais no que toca a produção de sentidos. Busca-se, também, elucidar como o movimento de transformação e mudança, típico de um aperfeiçoamento necessário das tecnologias de poder, gera, dentre outras coisas, diante do dissolvimento das fronteiras, clamores por uma ordem, por disciplina, pela norma, pela presença da autoridade.
Abstract
This article aims to reflect on the relationship between school and family. It aims to show how the transition from a disciplinary society to a controlling society intends the boundaries of disciplinary institutions, their moral and universal bases when it comes to the production of senses. It is also sought to clarify how the movement of transformation and change, typical of a necessary improvement of the technologies of power, generates, among other things, before the dissolution of borders, clamors for an order, for discipline, for the norm, for the presence of authority.
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