A educação da infância no início do século xx: o contexto de Minas Gerais

Autores

  • Paula Cristina David Guimaraes pauladavid@ufsj.edu.br
    Universidade Federal de São João del-Rei

Resumo

Este trabalho apresenta o contexto da educação da infância em Minas Gerais no início do século XX. Para isso utiliza a Revista do Ensino e a legislação mineira, fontes que apresentam discursos e práticas direcionados à formação de crianças em sintonia com um novo modelo de sociedade que se queria constituir no Brasil. O recorte temporal se insere na nascente República brasileira e é marcado pelas primeiras reformas educacionais do estado, que oferecem importantes elementos para a compreensão do processo educacional, dentro e fora das instituições escolares. Para a análise dos dados foram consideradas as diferentes relações de poder e a difusa produção de saber e verdade que permeia os processos educacionais ao longo da história. Os resultados apontam diferentes vieses pelos quais a educação da infância passou em Minas Gerais, entre eles a assistência, a obrigatoriedade escolar e o papel da família.

Abstract

This paper presents the context of childhood education in Minas Gerais at the beginning of the 20th century. For that, it analyses the Revista do Ensino and the Minas Gerais legislation, sources that present discourses and practices directed to the formation of children and that were in harmony with the new model of citizen desired to be constituted in Brazil. The time frame is inserted in the nascent Brazilian Republic and is marked by the first educational reforms in the state, which offer important elements for the understanding of the educational process, inside and outside school institutions. For data analysis, different power relations and the diffuse production of knowledge and truth that permeate educational processes throughout history were considered. The results point to different biases that childhood education has undergone in Minas Gerais, including assistance, compulsory schooling and the role of the family.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01/09/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 154
  • pdf downloads: 140

Como Citar

DAVID GUIMARAES, P. C. A educação da infância no início do século xx: o contexto de Minas Gerais. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3470. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos