O perfil dos discentes do curso de Pedagogia Parfor/UFPA em São Félix do Xingu

Autores

  • Maria Ludetana Araújo ludetana@ufpa.br
    Universidade Federal do Pará
  • Cassio Vale cassiovale07@yahoo.com.br
    Universidade Federal do Pará
  • Antonio Sousa Alves asalves2@gmail.com

Resumo

O artigo quais analisa os rebatimentos da política de formação de professores do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) para a formação dos discentes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA) no Polo de São Felix do Xingu-PA. Utilizou-se como metodologia o diálogo com autores da área e documentos, além de uma pesquisa de campo com questionário contento perguntas abertas e fechadas com 20 alunos concluintes do Curso. Evidenciou-se que, o perfil dos discentes, em sua maioria é composto por pessoas que ingressaram no Curso motivados por uma realização pessoal e que, após o ingresso, começaram a ter mais paciência em sua prática educativa comprovando que essa política de formação de professores implicou em mudanças de ordem pessoal e profissional na vida dos sujeitos estudados porque os rebatimentos da formação foram além do ensino sistematizado.

Abstract

The article analyzes the repercussions of the teacher training policy of the National Plan of Basic Education Teachers Training (Parfor) for the training of students of the Pedagogy Course of the Federal University of Pará (UFPA) in the Pole of São Felix do Xingu-PA. The methodology used was dialogue with authors in the field and documents, as well as a field survey with a questionnaire containing open and closed questions with 20 graduating students of the course. It was evidenced that, the profile of the students, in its majority is composed of people who entered the Course motivated by a personal achievement and who, after entering, started to have more patience in their educational practice proving that this teacher training policy implied changes in personal and professional life of the studied subjects because the training repercussions went beyond systematized teaching.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Ludetana Araújo, Universidade Federal do Pará

Doutora em Filosofia e Ciências da Educação pela UNED (MADRID). Professora da Universidade Federal do Pará onde coordena o Curso de Pedagogia/Parfor. Atua no Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental na Amazônia (GEAMAZ).

Cassio Vale, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Educação na Amazônia (EducaNorte/UFPA). Mestre em Educação (PPGED/UFPA). Professor externo da Universidade Federal do Pará.

Antonio Sousa Alves

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará. É professor permanente do Mestrado em Educação com concentração em Formação de Professores e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós Graduação Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É professor Adjunto da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Líder do Núcleo de Estudos em Estado, Políticas Públicas Educacionais e Democracia (NEPED). Atua como Técnico em Assuntos Educacionais da UFMA.

Downloads

Publicado

01/09/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 205
  • pdf downloads: 212

Como Citar

ARAÚJO, M. L.; VALE, C.; ALVES, A. S. O perfil dos discentes do curso de Pedagogia Parfor/UFPA em São Félix do Xingu. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3423. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos