O uso do software PhET como ferramenta didática para o ensino dos conceitos de mecânica
Resumo
Professores do mundo inteiro vêm relatando acerca das dificuldades de ensinar física, devido a vários fatores, e entre estes, o uso exclusivo do método expositivo. Assim, surgiu o estudo de outras metodologias para complementar as práticas pedagógicas. Uma dessas metodologias é o uso das tecnologias da informação. Logo, ao principal objetivo deste trabalho, coube analisar a eficiência da integração das tecnologias da informação, com ênfase no software PhET em aulas de física. A metodologia da pesquisa consistiu em analisar o desempenho de oitenta alunos frente a duas abordagens, uma com somente o método expositivo, e outra com a integração do PhET. A principal conclusão acerca dos resultados mostrou que o uso dessa ferramenta se apresenta como uma alternativa muito eficaz, uma vez que os índices de acerto as questões propostas foram maiores quando utilizado este recurso durante as aulas.
Abstract
Teachers from all over the World have been reporting about the difficulties of teaching physics, due to several factors, and among these, the exclusive use of the expository method. Thus, the study of other methodologies to complement pedagogical practices emerged. One of these methodologies is the use of Information Technologies. Therefore, the main objective of this work was to analyze how efficient the integration of Information Technologies can be, with emphasis on the PhET software in physics classes. The research consisted of analyzing the performance of eighty students against two approaches, one with only the expository method, and the other with the integration of PhET. The main conclusion about the results showed that the use of this tool presents itself as a very effective alternative, since the rates of correct answers to the proposed questions were higher when using this resource during classes.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 375
- pdf downloads: 312