Em defesa do corpo poético

Autores

  • Flávia Brocchetto Ramos ramos.fb@gmail.com
  • Rochele Rita Andreazza Maciel rramaciel@gmail.com

Resumo

In defense of the poetic body

Resumo

Este artigo analisa a poeticidade no processo educativo escolar, por meio da linguagem poética, de natureza verbal e corporal. Pautou-se em Bakthin (1981), Dewey (1959), Jolibert (1994), Merleau-Ponty (1999), Pombo (1994), Ramos (2010), Saraiva (2001), Vasconcellos (2002), Vygotsky (1989, 1998, 2000), entre outros. Após discorrer acerca dos conceitos de criança, linguagem, aprendizagem e interdisciplinaridade, analisam-se dados construídos no Projeto Abrapalavra, desenvolvido com estudantes na modalidade Tempo Integral, na Educação Básica. A proposta foi desenvolvida seguindo princípios da pesquisa-ação, enfocando a leitura de poesias, a partir de ações lúdicas, planejadas e mediadas, que priorizaram a exploração do corpo e da convivência em grupo. A investigação aponta como resultados que a presença da linguagem poética na escola, valendo-se de práticas interdisciplinares, é importante na construção da identidade dos sujeitos, por contribuir no processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chaves: Ensino Fundamental. Aprendizagem. Poesia.

 

Abstract

 This article examines poetic in the educational process at school, through the poetic language, in its verbal and body forms. The study is based on Bakhtin (1981, 1992), Dewey (1959), Jolibert (1994), Merleau-Ponty (1999), Pombo (1994), Ramos (2010), Saraiva (2001), Vasconcellos (2002), Vygotsky (1989, 1998, 2000), among others. After broach about the concepts of child, language, learning and interdisciplinarity, were analyzed data about the Project Abrapalavra, developed with students in the the Full Time, in the Basic Education. The proposal was developed, implemented and analyzed by the principles of the action-research, focusing on literary reading of poems, from playful pedagogical actions, planned and mediated, which gave priority to the exploration of the body and to living in group. The research indicates that the presence of the poetic language in school, from interdisciplinary practices, is important to build the subjects identity, contributes to the teaching-learning process.

Keywords: Elementary school. Learning. Poetry.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Brocchetto Ramos

Doutor em Letras pela PUCRS. Cursou estágio de pós-doutorado em Educação na FAE/UFMG e na Universidade de Lisboa. Docente na Universidade de Caxias do Sul. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-1488-0534. Email: ramos.fb@gmail.com

Rochele Rita Andreazza Maciel

Doutora em Educação pela Universidade de Caxias do Sul, professora na Universidade de Caxias do Sul. Professora na UCS e coordenadora pedagógica no Colégio São José. Orcid:    http://orcid.org/0000-0003-4524-399X. E-mail: rramaciel@gmail.com

Downloads

Publicado

05/05/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 182
  • PDF downloads: 139

Como Citar

RAMOS, F. B.; MACIEL, R. R. A. Em defesa do corpo poético. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 723–740, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3405. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)