A dança do lundum e seus significados: um diálogo entre dança e educação

Autores

Resumo

Neste artigo apresentamos como objetivo refletir sobre os sentidos da dança do lundum, em seus aspectos culturais e simbólicos, no sentido de contribuir para o aprofundamento e a valorização das danças das culturas afro-brasileiras e seus significados para Educação focalizando os diálogos possíveis entre essas duas áreas do conhecimento. A pesquisa foi desenvolvida através de material audiovisual e fotográfico, somados aos discursos de pesquisadores servindo como fonte de informações. Utilizamos o método fenomenológico merleaupontyano inspirado sobre o mundo vivido para a compreensão dos fenômenos, partindo da ideia de que o corpo, o gesto e o conhecimento estão sempre em movimento. Por fim, acreditamos que essas experiências vivenciadas no contexto escolar a partir do universo da cultura, da arte, de suas simbologias mostram-se um campo rico de experimentações e diferentes olhares da realidade sociocultural para os sujeitos sendo esta uma das tarefas da educação.

Resumen

En este artículo, nuestro objetivo es reflexionar sobre los significados de la danza lundum, en sus aspectos culturales y simbólicos, con el fin de contribuir a la profundización y mejora de los bailes de las culturas afrobrasileñas y sus significados para la educación, centrándose en los posibles diálogos entre estas dos áreas de conocimiento. La investigación se desarrolló a través de material audiovisual y fotográfico, añadido a los discursos de los investigadores que sirven como fuente de información. Utilizamos el método fenomenológico merleaupontyano inspirado en el mundo vivido para comprender los fenómenos, partiendo de la idea de que el cuerpo, el gesto y el conocimiento siempre están en movimiento. Finalmente, creemos que estas experiencias vividas en el contexto escolar desde el universo de la cultura, el arte y sus simbologías se muestran como un rico campo de experimentación y diferentes perspectivas de realidad sociocultural para los sujetos, siendo esta una de las tareas de la educación.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Cristiano E. Guzzo Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (2013), especialista em musculação terapêutica para grupos especiais (CESUPA), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2020). Atualmente, é professor no Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ). Tem experiência na área da Educação Física, atuando principalmente com os seguintes temas: dança, ginástica, consciência corporal.

Rosie Marie Nascimento de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002); Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005; 2008). Atualmente é Professora do Curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É autora do livro "Uma educação tecida no corpo" e diretora artística do Grupo Parafolcórico da UFRN. Atua principalmente nos seguintes temas: Corpo, Dança, Educação Física, Educação. 

Downloads

Publicado

01/09/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 333
  • pdf downloads: 257

Como Citar

GUZZO JUNIOR, C. C. E.; MEDEIROS, R. M. N. de. A dança do lundum e seus significados: um diálogo entre dança e educação. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3398. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)