Pesquisas sobre ensino de artes em cursos de pedagogia da UECE: campos de interesses e perfil metodológico

Autores

  • Ana Cristina de Moraes cris.moraes@uece.br

Resumo

Research on arts teaching in UECE pedagogy courses: fields of interest and methodological profile

Resumo

Por meio de levantamento quali-quantitativo, o texto analisa as monografias de três cursos presenciais de Pedagogia de uma Universidade pública. Fez-se um mapeamento dos temas, campos de interesses arte-educativos de concludentes e os referenciais teóricos e procedimentos metodológicos adotados. Delimitou-se um espaço de dez anos – de 2007 a 2017 – para a análise das temáticas abordadas. Concluímos que há uma diversidade importante de temas arte-educativos escolhidos pelos concludentes de Pedagogia que envolvem todas as linguagens – Teatro, Dança, Música, Narração de Histórias, Literatura, Artes Visuais. Há, todavia, uma predominância de temáticas envolvendo Música e Narração de Histórias em razão do trabalho escolar com estas linguagens por parte de muitos pedagogos.

Palavras-chave: Pesquisa; Arte-Educação; Pedagogia.

 

Abstract

Through a quali-quantitative survey, the text analyzes the monographs of three face-to-face pedagogy courses of a public University. A mapping of the themes, fields of art-educational interests of conclusions and the theoretical references and methodological procedures adopted were made. A ten-year space was limited – from 2007 to 2017 – to analyze the themes addressed. We conclude that there is an important diversity of art-educational themes chosen by pedagogy conclusions involving all languages – Theater, Dance, Music, Storytelling, Literature, Visual Arts. There is, however, a predominance of themes involving Music and Storytelling due to school work with these languages by many pedagogues.

Keywords: Research. Art-education. Pedagogy.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Cristina de Moraes

Pós-doutoranda em Educação (UFC). Doutora em Educação (UNICAMP). Mestre em Educação (UFC). Especialista em Metodologia do Ensino de Artes (UECE). Professora da Universidade Estadual do Ceará – UECE/Faculdade de Educação de Itapipoca – FACEDI. Coordena o Projeto de Extensão Núcleo de Artes Cênicas da FACEDI – NACE. Vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Educação da UECE – PPGE – e ao Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação – MAIE. Líder do Grupo de Pesquisa: Investigações em Arte, Ensino e História – IARTEH. Email: cris.moraes@uece.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8650-8272

 

Downloads

Publicado

03/05/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 229
  • PDF downloads: 168

Como Citar

DE MORAES, A. C. Pesquisas sobre ensino de artes em cursos de pedagogia da UECE: campos de interesses e perfil metodológico. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 515–527, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3391. Acesso em: 2 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos