Pesquisas sobre ensino de artes em cursos de pedagogia da UECE: campos de interesses e perfil metodológico
Resumo
Research on arts teaching in UECE pedagogy courses: fields of interest and methodological profile
ResumoPor meio de levantamento quali-quantitativo, o texto analisa as monografias de três cursos presenciais de Pedagogia de uma Universidade pública. Fez-se um mapeamento dos temas, campos de interesses arte-educativos de concludentes e os referenciais teóricos e procedimentos metodológicos adotados. Delimitou-se um espaço de dez anos – de 2007 a 2017 – para a análise das temáticas abordadas. Concluímos que há uma diversidade importante de temas arte-educativos escolhidos pelos concludentes de Pedagogia que envolvem todas as linguagens – Teatro, Dança, Música, Narração de Histórias, Literatura, Artes Visuais. Há, todavia, uma predominância de temáticas envolvendo Música e Narração de Histórias em razão do trabalho escolar com estas linguagens por parte de muitos pedagogos.
Palavras-chave: Pesquisa; Arte-Educação; Pedagogia.
Abstract
Through a quali-quantitative survey, the text analyzes the monographs of three face-to-face pedagogy courses of a public University. A mapping of the themes, fields of art-educational interests of conclusions and the theoretical references and methodological procedures adopted were made. A ten-year space was limited – from 2007 to 2017 – to analyze the themes addressed. We conclude that there is an important diversity of art-educational themes chosen by pedagogy conclusions involving all languages – Theater, Dance, Music, Storytelling, Literature, Visual Arts. There is, however, a predominance of themes involving Music and Storytelling due to school work with these languages by many pedagogues.
Keywords: Research. Art-education. Pedagogy.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 275
- PDF downloads: 197