A educação diante do obscurantismo ideológico contemporâneo

Autores

  • Alex Sander da Silva alexsanders@unesc.net
  • Carlos Maximiano de Laet Raimundo de Souza srmv@terra.com.br
  • Leisia Arantes Lessa Leisia.arantes1@gmail.com

Resumo

Education in the face of contemporary ideological obscurantismo

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar os motivos pelos quais o ensino formal não tem sido eficaz na formação de consciências críticas, bem como na transmissão de valores democráticos imprescindíveis para que as pessoas possam resistir às influências do obscurantismo. Para tanto, analisa o pensamento obscurantista atual a partir do estudo da gênese da ideologia, sob a perspectiva de três eixos: o da pluralidade dos contextos cognitivos em que o sujeito se insere, o da formação ontogenética dos valores que nutrem as ideologias e o da relação entre a razão e as emoções na constituição da cosmovisão do indivíduo. Objetiva ainda fornecer elementos para estudos que visem chaves de leitura aos processos educativos como meios necessários para evitar o avanço do retrocesso civilizacional.

Palavras-chave: Obscurantismo; Ideologia; Educação.

 

Abstract

This article aims investigate the reasons why formal education hasn’t been effective in forming critical awareness, as well as in the transmission of essential democratic values so that people can resist to the influences of obscurantism. In order to do so, it analyses the current obscurantism thought from the study of the genesis of ideology, under the perspective of three axes: of the plurality of the cognitive contexts in which the subject insert himself, of ontogenetic formation of values that nourish the ideologies and of the relations between reason and the emotions on the constitution of the individual’s worldview. Aims, also, understanding to the educational process as necessary means to avoid the advancement of the civilizational setback.

Keywords: Obscurantism; Ideology; Education.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Sander da Silva

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação, Formação Cultural e Sociedade –GEFOCS. Atua nos seguintes temas: Teoria Critica e Educação. Estética. Filosofia da Educação.

E-mail: alexsanders@unesc.net  Orcid: http://orcid.org/0000-0002-0945-9075

Carlos Maximiano de Laet Raimundo de Souza

Bacharel em Direito. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação, Formação Cultural e Sociedade –GEFOCS. Atua nos seguintes temas: Educação e Direito. Vulnerabilidade Social. Educação Juridica. Adolescência e Juventude.

E-mail: srmv@terra.com.br            Orcid: http://orcid.org/0000-0002-7077-8999

Leisia Arantes Lessa

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2010), graduação em Fisioterapia pela Universidade Salgado de Oliveira(2001) e graduação em Fisioterapia pela Universidade Salgado de Oliveira(2001). Atualmente é Professor 1o e 2o ano Ensino fundamental do Centro Educacional Tertuliano de Catargo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação.

E-mail: Leisia.arantes1@gmail.com        Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9247-4419

 

Downloads

Publicado

03/05/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 472
  • PDF downloads: 226

Como Citar

DA SILVA, A. S.; DE SOUZA, C. M. de L. R.; LESSA, L. A. A educação diante do obscurantismo ideológico contemporâneo. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 498–514, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3390. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos