A educação diante do obscurantismo ideológico contemporâneo
Resumo
Education in the face of contemporary ideological obscurantismo
Resumo
Este artigo tem por objetivo investigar os motivos pelos quais o ensino formal não tem sido eficaz na formação de consciências críticas, bem como na transmissão de valores democráticos imprescindíveis para que as pessoas possam resistir às influências do obscurantismo. Para tanto, analisa o pensamento obscurantista atual a partir do estudo da gênese da ideologia, sob a perspectiva de três eixos: o da pluralidade dos contextos cognitivos em que o sujeito se insere, o da formação ontogenética dos valores que nutrem as ideologias e o da relação entre a razão e as emoções na constituição da cosmovisão do indivíduo. Objetiva ainda fornecer elementos para estudos que visem chaves de leitura aos processos educativos como meios necessários para evitar o avanço do retrocesso civilizacional.
Palavras-chave: Obscurantismo; Ideologia; Educação.
Abstract
This article aims investigate the reasons why formal education hasn’t been effective in forming critical awareness, as well as in the transmission of essential democratic values so that people can resist to the influences of obscurantism. In order to do so, it analyses the current obscurantism thought from the study of the genesis of ideology, under the perspective of three axes: of the plurality of the cognitive contexts in which the subject insert himself, of ontogenetic formation of values that nourish the ideologies and of the relations between reason and the emotions on the constitution of the individual’s worldview. Aims, also, understanding to the educational process as necessary means to avoid the advancement of the civilizational setback.
Keywords: Obscurantism; Ideology; Education.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 561
- PDF downloads: 253