A Formação do Pedagogo e sua atuação em ambientes não escolares: reflexões com a educação social de rua

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a formação inicial de pedagogo e sua atuação em ambientes não escolares, como Educador Social de Rua na Fundação Papa João XXIII (FUNPAPA), assim como traz reflexões sobre os desafios desses profissionais no cotidiano do trabalho. Tendo como pressupostos teóricos autores Graciani (2001), Freire (1967) e Libâneo (2002), dentre outros que contribuíram para as reflexões aqui apresentadas. Este estudo se caracteriza por uma pesquisa com abordagem qualitativa Godoy (1995). Para coleta de dados utilizou-se a observação participante Marconi e Lakatos (2003) e, a entrevista semiestruturada Gil (2008) realizada com 05 pedagogos que atuam como educadores sociais de rua na FUNPAPA. Dentre os resultados verificou-se que a pedagogia como formação inicial contribuiu na atuação em contextos não escolares como educador, no planejamento de atividades pedagógicas, reflexão de grupos sociais e na validação dos direitos da criança e do adolescente.

Abstract

This article aims to analyze the initial education of a pedagogue and his performance in non-school environments, as a Social Street Educator at the Papa João XXIII Foundation (FUNPAPA), as well as reflecting on the challenges of these professionals in their daily work. Theoretical assumptions are authors Graciani (2001), Freire (1967) and Libâneo (2002), among others who contributed to the reflections presented here. This study is characterized by a research with a qualitative approach Godoy (1995). For data collection, participant observation by Marconi and Lakatos (2003) was used and the semi-structured interview Gil (2008) conducted with 05 educators who work as social street educators at FUNPAPA. Among the results, it was found that pedagogy as initial training contributed to the performance in non-school contexts as an educator, in the planning of pedagogical activities, reflection of social groups and in the validation of children and adolescents rights.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Cristina Lopes e Silva, IFPA

Dra em Educação pela UFPA, professora do IFPA capus Belém e líder do grupo de pesquisa em formação de professores: saberes e práticas educativas na Amazônia Paraense

Downloads

Publicado

01/09/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 305
  • pdf downloads: 324

Como Citar

LOPES E SILVA, M. C. A Formação do Pedagogo e sua atuação em ambientes não escolares: reflexões com a educação social de rua. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3380. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos