Consensos, variações e ancoragens nas representações sociais de trabalho docente na Educação Superior

Autores

  • Mônica Patrícia da Silva Sales monica.sales@cedu.ufal.br
  • Laêda Bezerra Machado laeda01@gmail.com

Resumo

Consensuses, variations and anchors in the social representations of teaching work in Higher Education

Resumo

O artigo procura identificar consensos, variações e ancoragens das representações sociais de trabalho docente, construídas por professores da Educação Superior de instituições públicas e privadas. A abordagem societal das representações  foi o referencial de base da investigação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa para a qual utilizamos o questionário, que foi respondido por 56 professores de cursos de licenciaturas. Utilizamos a técnica de análise de conteúdo para análise do material coletado. Os resultados indicaram que é consensual a compreensão do trabalho docente como uma atividade socialmente relevante. Entretanto, há variações nos sentidos atribuídos à profissão e desafios enfrentados nas instituições superiores. O ensino como tarefa formativa é o elemento em que se ancoram as representações sociais trabalho docente do grupo investigado.

Palavras-chave: Educação. Trabalho docente. Representações Sociais.

Abstract

The article seeks to identify consensus, variations and anchors of social representations of teaching work, built by teachers of Higher Education from public and private institutions. The societal approach of the representations was the basic reference of the investigation. This is a qualitative research for which we used the questionnaire, which was answered by 56 teachers of undergraduate courses. We use the content analysis technique to analyze the collected material. The results indicated that the understanding of teaching work as a socially relevant activity is consensual. However, there are variations in the meanings attributed to the profession and challenges faced in higher institutions. Teaching as a formative task is the element in which the social representations teaching work of the investigated group is anchored.

Keywords: Education. Teaching work. Social Representations.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Patrícia da Silva Sales

Doutora em Educação, Professora Adjunta A - Setor de Didática e Práticas de Ensino. Centro de Educação – Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

 

E-mail: monica.sales@cedu.ufal.br    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8626-2102

Laêda Bezerra Machado

Doutora em Educação, Professora Associado 4 - do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação  - Centro de Educação – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Linha de pesquisa: Formação de professores e prática pedagógica.  Bolsista de produtividade  em Pesquisa pelo CNPq. E-mail: laeda01@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9524-0319

 

Downloads

Publicado

30/04/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 162
  • PDF downloads: 130

Como Citar

SALES, M. P. da S.; MACHADO, L. B. Consensos, variações e ancoragens nas representações sociais de trabalho docente na Educação Superior. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 310–327, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3373. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos