Consensos, variações e ancoragens nas representações sociais de trabalho docente na Educação Superior
Resumo
Consensuses, variations and anchors in the social representations of teaching work in Higher Education
Resumo
O artigo procura identificar consensos, variações e ancoragens das representações sociais de trabalho docente, construídas por professores da Educação Superior de instituições públicas e privadas. A abordagem societal das representações foi o referencial de base da investigação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa para a qual utilizamos o questionário, que foi respondido por 56 professores de cursos de licenciaturas. Utilizamos a técnica de análise de conteúdo para análise do material coletado. Os resultados indicaram que é consensual a compreensão do trabalho docente como uma atividade socialmente relevante. Entretanto, há variações nos sentidos atribuídos à profissão e desafios enfrentados nas instituições superiores. O ensino como tarefa formativa é o elemento em que se ancoram as representações sociais trabalho docente do grupo investigado.
Palavras-chave: Educação. Trabalho docente. Representações Sociais.
Abstract
The article seeks to identify consensus, variations and anchors of social representations of teaching work, built by teachers of Higher Education from public and private institutions. The societal approach of the representations was the basic reference of the investigation. This is a qualitative research for which we used the questionnaire, which was answered by 56 teachers of undergraduate courses. We use the content analysis technique to analyze the collected material. The results indicated that the understanding of teaching work as a socially relevant activity is consensual. However, there are variations in the meanings attributed to the profession and challenges faced in higher institutions. Teaching as a formative task is the element in which the social representations teaching work of the investigated group is anchored.
Keywords: Education. Teaching work. Social Representations.
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