Estágio apoiado: uma perspectiva de formação profissional inclusiva

Autores

  • Martha Marlene Martha Marlene martha-hoppe@uergs.edu.br
  • Simone Cazzarotto simone.cazzarotto@osorio.ifrs.edu.br

Resumo

Supported internship: an inclusive professional formation perspective

Resumo

Este artigo aborda a estratégia de Estágio Apoiado na formação profissional de nível médio. O objetivo do estágio foi de promover a inserção institucional de uma estudante com deficiência intelectual e nanismo. O estudo teve por contexto uma instituição de educação profissional que recebe estudantes com necessidades educacionais específicas e objetivou a análise da acessibilidade e do apoio para a melhoria das condições de aprendizagem destes estudantes. Foi utilizada uma metodologia de estudo de caso único (YIN, 2010; STAKE, 2007), com observações participantes e entrevistas com a estudante e seus familiares. O resultado da investigação revelou a importância da identificação da resistência no processo de aprendizagem e da intervenção nesse momento pedagógico com as ferramentas específicas propostas por Meirieu (2002). O Estágio Apoiado possibilitou, para a estudante, o exercício das potencialidades e da autonomia em novas interações. 

Palavras-chave: Educação profissional. Inclusão. Estágio Apoiado. 

 

Abstract

This article discusses the Internship Supported strategy in professional high school formation. The aim of this internship was to promote a institutional insertion of a student with intellectual disability and dwarfism. This study had as context a professional education institution that receives students with specific educational needs and aimed to analyze the accessibility and support to improve the learning conditions of these students. A single case study methodology was used (YIN, 2010; STAKE, 2007), with participant observations and interviews with the student and her family members. The result of the research revealed the importance of identifying resistance in the learning process and the intervention in this pedagogical moment, with specific tools (MEIRIEU, 2002). The Supported Internship made it possible to exercise the student's potential and autonomy in new interactions.

Keywords: Professional Education. Inclusion. Supported Internship.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martha Marlene Martha Marlene

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Unidade em Porto Alegre - e no Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. 

E-mail: martha-hoppe@uergs.edu.br            Orcid.org/0000-002-2345-7703.

Simone Cazzarotto

Mestre em Educação na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/UERGS, Unidade Litoral Norte/Osório. Psicóloga no Instituto Federal do Rio Grande do Sul/IFRS - Campus Osório. E-mail: simone.cazzarotto@osorio.ifrs.edu.br               Orcid.org/0000-0002-7131-7879.

 

Downloads

Publicado

30/04/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 214
  • PDF downloads: 218

Como Citar

MARTHA MARLENE , M. M.; CAZZAROTTO, S. . Estágio apoiado: uma perspectiva de formação profissional inclusiva. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 289–309, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3371. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos