Técnicos em farmácia: trajetórias formativas de egressos do curso técnico de nível médio em farmácia

Autores

  • Sebastião Gonçalves de Barros Neto sebastiaogbarros@outlook.com
  • Alexandre Jacob alexandre.jacob10@gmail.com

Resumo

Pharmacy technicians: formative trajectories of graduates of technical courses of vocational schools in pharmacy

Resumo

A pesquisa propõe-se analisar as trajetórias formativas dos Técnicos em Farmácia, egressos dos Cursos Técnicos de Nível Médio em Farmácia, pois, ao passo que se reconhece a Farmácia como promotora de saúde, entende-se que seus recursos humanos devem possuir educação formal específica, regulamentação ocupacional e profissional, registro e exercício profissional fiscalizado por órgão competente. Para concretizar a investigação, utilizou-se o estudo de campo descritivo de desenho —natureza qualitativa online (por intermédio da internet) —, com entrevistas assíncronas, realizadas por questionário semiestruturado enviado por e-mail para obtenção das histórias de vida (ou biografias). As narrativas das histórias formativas de vida dos profissionais de nível Técnico em Farmácia possibilitaram descrever, conhecer e problematizar o contexto da formação Técnica em Farmácia no Brasil e propor novos caminhos para a área Técnica em Farmácia Brasileira, em especial para a Educação Profissional e Tecnológica em Saúde.

Palavras-chave: Técnico em Farmácia. Educação Profissional em Saúde. Políticas Públicas. Assistência Farmacêutica. Método (auto) biográfico.

Abstract

The research proposes the analysis of the formative trajectories of pharmacy technicians, graduates of technical courses of vocational schooling in Pharmacy. While recognizing this area as a promoter of health, it is understood that these professionals must have specific formal education, occupational and professional regulation, registration and professional exercise supervised by a competent body. To carry out the research, a descriptive qualitative field study was performed online (through the internet), with asynchronous interviews, carried out by a semi-structured questionnaire sent by email to obtain life histories (or autobiographies). These narratives of life histories of technical level professionals in Pharmacy allowed us to describe, know and problematize the context of their formation in Brazil and to propose new paths for the technical area in Brazilian Pharmacy, especially for professional and technological education in healthcare.

Keywords: Pharmacy Technician. Professional Education in Health. Public Policies. Pharmaceutical Assistance. Autobiographical Method.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastião Gonçalves de Barros Neto

Farmacêutico, Mestre, Doutorando em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Especialista em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

E-mail: sebastiaogbarros@outlook.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9924-5897

 

Alexandre Jacob

Advogado, Mestre, Docente do Curso de pós-graduação lato sensu em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

E-mail: alexandre.jacob10@gmail.com  

 Orcid: http://orcid.org/0000-0002-8220-5418

Downloads

Publicado

27/04/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 472
  • PDF downloads: 428

Como Citar

BARROS NETO, S. G. de; JACOB, A. Técnicos em farmácia: trajetórias formativas de egressos do curso técnico de nível médio em farmácia. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 73–97, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3348. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos