Território Etnoeducacional Timbira: avanços e retrocessos na visão do povo indígena krikati

Autores

  • Gildete Elias Dutra
  • Neli Teresinha Galarce Machado

Resumo

Timbira ethno-educational territory: advances and setbacks in the view of the Krikati indigenous people

Resumo

Este artigo analisa os avanços e os retrocessos do processo de implementação do Território Etnoeducacional Timbira na visão do povo Krikati. A política de Territórios Etnoeducacionais propicia um novo momento na história da Educação Escolar Indígena no Brasil, na medida em que reconhece as identidades étnicas e a possibilidade de os povos indígenas assumirem seus processos próprios de escolarização, levando em consideração a especificidade, a diferenciação, a interculturalidade e o bilinguismo/multilinguismo em consonância com suas territorialidades. Para o registro das informações foram utilizadas as entrevistas semiestruturadas com professores e lideranças políticas Krikati. Os indígenas Krikati consideram de grande relevância a efetivação do Território Etnoeducacional Timbira, já que aponta caminhos para uma Educação Escolar Indígena específica e autônoma, com garantia da participação indígena em todas suas etapas.

Palavras-chave: Educação Escolar Indígena. Território Etnoeducacional Timbira.

 

Abstract

This article analyzes the advances and setbacks of the implementation process of the Timbira Ethno-Educational Territory in the view of the Krikati people. The Ethno-Educational Territories policy provides a new moment in the history of Indigenous School Education in Brazil, as it recognizes ethnic identities and the possibility for indigenous peoples to assume their own schooling processes, taking into account the specificity, differentiation, interculturality and bilingualism / multilingualism in line with their territorialities. Semi-structured interviews with teachers and political leaders Krikati were used to record the information. The Krikati consider the realization of the Timbira Ethno-Educational Territory of great importance, as it points out ways for a specific and autonomous Indigenous School Education, guaranteeing indigenous participation in all its stages.

Keywords: Indigenous School Education. Ethno-Educational Territory Timbira.

Biografia do Autor

Gildete Elias Dutra

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado em Ensino da Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES – Lajeado/RS.  Graduada em Geografia (UEMA). Professora da Rede Pública Estadual/MA. E-mail: gildetedutra@hotmail.com -  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0486-0169

Neli Teresinha Galarce Machado

Doutora em Arqueologia (USP). Mestre em História (UNISINOS). Graduada em História (UFSM). Professora titular do curso de História da Universidade da UNIVATES. Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ambiente e Desenvolvimento, professora do Programa de Pós Graduação em Ensino e coordenadora do Laboratório de Arqueologia do Museu de Ciências da UNIVATES. Pós-Doutorado, Universitat Autònoma de Barcelona – UAB, Espanha. Bolsista Produtividade CNPq  Nível 2.   E-mail: ngalarce@univates.br – Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1209-5353

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Publicado

27/04/2020

Edição

Seção

Artigos