Percepções de professores de Ciências sobre o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)

Autores

Resumo

O ensino de Ciências pode contribuir de maneira significativa para a formação de um cidadão crítico e participativo, e a alfabetização científica tem se mostrado indispensável para o exercício da cidadania. Diante disso, este estudo buscou avaliar as concepções de professores de Ciências sobre o enfoque CTS em escolas de Jaciara-MT. Foi adotada uma abordagem qualitativa. A coleta de dados incluiu seis professores que atuam na disciplina de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental do referido município. Foi aplicada uma versão abreviada e adaptada do questionário VOSTS. O questionário foi analisado e interpretado por meio de categorização, considerando as respostas dos participantes como “realistas”, “plausíveis” ou “simplistas”. Os resultados obtidos demonstram a falta de consenso entre os professores, por vezes prevalecendo a ideia de um desenvolvimento linear da Ciência e a crença salvacionista/redentora da mesma.

Abstract

The teaching of science can contribute significantly to the formation of a critical and participatory citizen, and scientific literacy has proved indispensable for the exercise of citizenship. Therefore, this study aimed to evaluate the conceptions of STS approach in schools of Jaciara-MT. A qualitative approach was adopted. The data collection included six teachers who work in the discipline of Sciences in the final years of Elementary School of the mentioned municipality. An abbreviated and adapted version of the VOSTS questionnaire was applied. The questionnaire was analyzed and interpreted through categorization, considering participants' responses as "realistic", "plausible" or "simplistic". The results obtained demonstrate the lack of consensus among teachers, sometimes prevailing the idea of ​​a linear development of Science and the salvationist / redemptive belief of science.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Carbo, Instituto Federal de Mato Grosso

Doutor em Química.

Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino - Mestrado.

Mirian Silva dos Anjos, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Vale do São Lourenço - EDUVALE.

Mestre em Ensino.

Professora da Faculdade EDUVALE.

Downloads

Publicado

01/09/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 161
  • pdf downloads: 157

Como Citar

CARBO, L.; DOS ANJOS, M. S. Percepções de professores de Ciências sobre o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3324. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos