Diversificação de recursos didáticos e o cotidiano de estudantes: preferências durante situações de aprendizagem

Autores

Resumo

Neste trabalho, apresentamos uma pesquisa sobre as preferências dos estudantes no que se refere à situações escolares de aprendizagens, com base no conceito de estilos de aprendizagem discutido por Hernández-Pina e Hervás-Avilés (2005), Alonso-Garcia, Gallego-Gil e Honey (1997) e Felder e Silverman (1988). A pesquisa tem caráter empírico, qualitativo e tem como objetivo caracterizar as preferências dos estudantes em situações de aprendizagem escolar. Os resultados são apresentados em duas categorias que são construídas a partir das informações coletadas com estudantes do ensino médio. A análise ocorreu com base na Teoria Fundamentada nos Dados, aqui adaptada ao nosso contexto de pesquisa (TAROZZI, 2011). A diversificação das aulas e contextualização das atividades em relação ao dia a dia dos alunos foram os elementos que mais emergiram dos discursos, apontando para a necessidade da organização de aulas de forma articulada aos perfis dos estudantes.

Abstract

In this work, we present a research on students' preferences with regard to school learning situations, based on the concept of learning styles discussed by Hernández-Pina and Hervás-Avilés (2005), Alonso-Garcia, Gallego-Gil and Honey (1997) and Felder and Silverman (1988). The research has an empirical and qualitative character and aims to characterize the preferences of students in situations of school learning. The results are presented in two categories that are constructed from information collected from high school students. The analysis took place based on the Grounded Theory, here adapted to our research contexto (TAROZZI, 2011). The diversification of classes and the contextualization of activities in relation to students' daily lives were the elements that most emerged from the speeches, pointing to the need for teachers to organize their classes in an articulated way with the profiles of students.

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Biografia do Autor

Guilherme Baumann Achterberg, Universidade Federal de Santa Maria

Estudante de Licenciatura em Química, na Universidade Federal de Santa Maria.

Fernanda Gall Centa, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e integrante do o Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções INOVAEDUC.

Eduardo Adolfo Terrazzan, Universidade Federal de Santa Maria

Docente no curso de licenciatura em Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação, é professor titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria/RS. Atua como coordenador/líder do Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções "Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores” INOVAEDUC.

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Publicado

01/09/2020
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Como Citar

ACHTERBERG, G. B.; CENTA, F. G.; TERRAZZAN, E. A. Diversificação de recursos didáticos e o cotidiano de estudantes: preferências durante situações de aprendizagem. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3317. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

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Artigos