Diversificação de recursos didáticos e o cotidiano de estudantes: preferências durante situações de aprendizagem
Resumo
Neste trabalho, apresentamos uma pesquisa sobre as preferências dos estudantes no que se refere à situações escolares de aprendizagens, com base no conceito de estilos de aprendizagem discutido por Hernández-Pina e Hervás-Avilés (2005), Alonso-Garcia, Gallego-Gil e Honey (1997) e Felder e Silverman (1988). A pesquisa tem caráter empírico, qualitativo e tem como objetivo caracterizar as preferências dos estudantes em situações de aprendizagem escolar. Os resultados são apresentados em duas categorias que são construídas a partir das informações coletadas com estudantes do ensino médio. A análise ocorreu com base na Teoria Fundamentada nos Dados, aqui adaptada ao nosso contexto de pesquisa (TAROZZI, 2011). A diversificação das aulas e contextualização das atividades em relação ao dia a dia dos alunos foram os elementos que mais emergiram dos discursos, apontando para a necessidade da organização de aulas de forma articulada aos perfis dos estudantes.
Abstract
In this work, we present a research on students' preferences with regard to school learning situations, based on the concept of learning styles discussed by Hernández-Pina and Hervás-Avilés (2005), Alonso-Garcia, Gallego-Gil and Honey (1997) and Felder and Silverman (1988). The research has an empirical and qualitative character and aims to characterize the preferences of students in situations of school learning. The results are presented in two categories that are constructed from information collected from high school students. The analysis took place based on the Grounded Theory, here adapted to our research contexto (TAROZZI, 2011). The diversification of classes and the contextualization of activities in relation to students' daily lives were the elements that most emerged from the speeches, pointing to the need for teachers to organize their classes in an articulated way with the profiles of students.
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