Contribuições do Ensino por investigação na construção de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais

Autores

Resumo

Diferentes estratégias pedagógicas têm sido utilizadas no ensino de ciências para fomentar o pensamento científico e a criticidade, e dentre elas inclui-se o ensino por investigação. Assim, o objetivo desse trabalho é relatar o ensino por investigação como prática pedagógica no ensino de cinética química, através da temática conservação dos alimentos para o desenvolvimento de competências e habilidades. Esse trabalho de natureza qualitativa, foi desenvolvido com alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública do Rio Grande do Norte. Realizaram-se momentos pedagógicos utilizando os fundamentos do ensino por investigação para o desenvolvimento de habilidades e competências (ZABALA; ARNAU 2010; PERRENOUD 2002). Os resultados foram categorizados em níveis e indicam a evolução das habilidades e competências dos alunos através da participação ativa em seus processos de elaboração conceitual.

Abstract

Different pedagogical strategies have been used in the teaching of science to promote scientific thinking and criticality, and among them is included the research teaching. Our objective is to use cooperative research as a pedagogical practice for the development of skills and competencies. This qualitative work was developed with students in the 2nd year of secondary school at a public school of the Rio Grande do Norte. Pedagogical moments were carried out that used the foundations of research teaching for the development of the Skills and Competencies (ZABALA; ARNAU 2010; PERRENOUD 2002). The results were categorized into levels and indicated the skills and competencies students' evolution, as well an active participation in their conceptual elaboration processes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Leonilde de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. BR 405, KM 3, Arizona 59900-000 – Pau dos Ferros-RN.

Atualmente é graduando do curso de pedagogia/UFRN. Possui Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1999), Especialização em psicologia Escolar e da Aprendizagem pela Faculdade Atlântico (2008) e Mestrado em Ensino - UERN/CAMEAM (2017). É professor na Rede Estadual de Ensino no Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Química, com ênfase no Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: espectroscopia, nitrato, prática pedagógica, motivação, disciplina e investigação cooperativa.

Ayla Marcia Cordeiro Bizerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Ceará (2005), tendo concluído mestrado (2008) e doutorado (2012) em Química, com área de concentração em Química Orgânica na referida instituição. Realizou ainda um doutorado sanduíche na Universid de Oviedo (UniOvi), na Espanha (2009). Atualmente é professora do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Pau dos Ferros e atua em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Tem experiência na área de Química, com ênfase em química orgânica, atuando principalmente nas áreas de produtos naturais e biocatálise, e em Ensino de química, atuando nas áreas de ensino e aprendizagem e metodologias de ensino.

Downloads

Publicado

01/09/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 444
  • pdf downloads: 346

Como Citar

OLIVEIRA, A. L. de; CORDEIRO BIZERRA, A. M. Contribuições do Ensino por investigação na construção de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3316. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas