Contribuições do Ensino por investigação na construção de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais
Resumo
Diferentes estratégias pedagógicas têm sido utilizadas no ensino de ciências para fomentar o pensamento científico e a criticidade, e dentre elas inclui-se o ensino por investigação. Assim, o objetivo desse trabalho é relatar o ensino por investigação como prática pedagógica no ensino de cinética química, através da temática conservação dos alimentos para o desenvolvimento de competências e habilidades. Esse trabalho de natureza qualitativa, foi desenvolvido com alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública do Rio Grande do Norte. Realizaram-se momentos pedagógicos utilizando os fundamentos do ensino por investigação para o desenvolvimento de habilidades e competências (ZABALA; ARNAU 2010; PERRENOUD 2002). Os resultados foram categorizados em níveis e indicam a evolução das habilidades e competências dos alunos através da participação ativa em seus processos de elaboração conceitual.
Abstract
Different pedagogical strategies have been used in the teaching of science to promote scientific thinking and criticality, and among them is included the research teaching. Our objective is to use cooperative research as a pedagogical practice for the development of skills and competencies. This qualitative work was developed with students in the 2nd year of secondary school at a public school of the Rio Grande do Norte. Pedagogical moments were carried out that used the foundations of research teaching for the development of the Skills and Competencies (ZABALA; ARNAU 2010; PERRENOUD 2002). The results were categorized into levels and indicated the skills and competencies students' evolution, as well an active participation in their conceptual elaboration processes.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 479
- pdf downloads: 374