Educação Infantil como lugar e tempo para a liberdade: reflexões a partir da perspectiva Histórico-Cultural

Autores

  • MARCOS HENRIQUES FREIRIA marcosfreiria@gmail.com
    Universidade Estadual Paulista - UNESP - Marília-SP/Pedagogo, Mestre e Doutorando em Educação - Psicologia do Desenvolvimento Humano - Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP - Marília-SP. http://orcid.org/0000-0003-4996-9456
  • AMANDA VALIENGO amanda.valiengo@ufsj.edu.br
    Professora junto ao Departamento de Ciências da Educação e no Mestrado em Educação da Universidade Federal de São João del Rei, MG. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa CRIA. http://orcid.org/0000-0003-2252-4588
  • ELIEUZA APARECIDA DE LIMA aelislima2013@gmail.com
    Professora junto ao Departamento de Didática e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp, Campus de Marília, SP. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Especificidades da Docência na Educação Infantil (GEPEDEI). http://orcid.org/0000-0002-4957-6356

Resumo

O presente artigo tem como objetivo trazer à reflexão dados oriundos de pesquisa bibliográfica, realizada mediante levantamento em fontes acadêmicas e científicas acerca da temática da liberdade na Educação Infantil. Pautamo-nos na Teoria Histórico-Cultural e nos avanços legais e sociais que sustentam a liberdade como uma das premissas para a plenitude do desenvolvimento humano. Os dados localizados foram agrupados em quatro temáticas: “prática pedagógica, intervenção docente e escuta”; “Leis e Projeto Político Pedagógico”, “organização do ambiente e espaço” e “concepções de liberdade na educação”. Alguns dados vão ao encontro de princípios da Teoria Histórico-Cultural, especialmente relativos à organização e oferta de condições materiais, temporais e espaciais para a liberdade da criança, ao mesmo tempo esses dados revelam como ainda há práticas pedagógicas que impendem a liberdade, e, consequentemente, as mais ricas possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento infantis.

Abstract

This article aims to reflect on data from a literature review of scholarly sources on freedom in early childhood education. We are guided by Cultural Historical Theory and the legal and social advances that argue freedom is one of the premises for full human development. The data were grouped into four themes: “pedagogical practice, teacher intervention and listening”; “Laws and Political and Pedagogical Project”, “organization of the environment and space”, and “conceptions of freedom in education”. Some data meet the principles of the Cultural-Historical Theory, especially those related to the organization and provision of material, temporal and spatial conditions for the freedom of children; on the other hand, these data reveal that there are still pedagogical practices that hinder freedom and, consequently, the richest possibilities for child learning and development.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARCOS HENRIQUES FREIRIA, Universidade Estadual Paulista - UNESP - Marília-SP/Pedagogo, Mestre e Doutorando em Educação - Psicologia do Desenvolvimento Humano - Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP - Marília-SP.

Pedagogo, Mestre e Doutorando em Educação - Psicologia do Desenvolvimento Humano - Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP - Marília - SP.

AMANDA VALIENGO, Professora junto ao Departamento de Ciências da Educação e no Mestrado em Educação da Universidade Federal de São João del Rei, MG. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa CRIA.

Professora junto ao Departamento de Ciências da Educação e no Mestrado em Educação da Universidade Federal de São João del Rei, MG. Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Unesp – Marília, SP. Pós-doutora pela UFES, ES. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa (GEPEDEI). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa CRIA.

ELIEUZA APARECIDA DE LIMA, Professora junto ao Departamento de Didática e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp, Campus de Marília, SP. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Especificidades da Docência na Educação Infantil (GEPEDEI).

Professora junto ao Departamento de Didática e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp, Campus de Marília, SP. Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela mesma Universidade. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Especificidades da Docência na Educação Infantil (GEPEDEI).

Downloads

Publicado

01/09/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 225
  • pdf downloads: 573

Como Citar

FREIRIA, M. H.; VALIENGO, A.; LIMA, E. A. D. Educação Infantil como lugar e tempo para a liberdade: reflexões a partir da perspectiva Histórico-Cultural. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3278. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos