Organização de Ensino de História: um Estudo Com Uso de Artefatos Digitais

Autores

Resumo

Este estudo tem como objetivo refletir acerca da inserção das tecnologias digitais na organização do ensino de História. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no qual desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa e interventiva com alunos do 4º ano de uma escola pública de Ensino fundamental em um município do noroeste do Paraná no ano de 2019. Para a fundamentação recorremos aos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e autores do campo das tecnologias. Cabe ressaltar que os resultados obtidos apontaram que o uso das tecnologias digitais no ensino não são garantia de aprendizagem quando empregados sem o uso de metodologias adequadas, assim defendemos o desenvolvimento de organizações didáticas e pedagógicas que considerem a mediação e a colaboração frente às possibilidades de uso das tecnologias digitais.

Resumen

 Este estudio tiene como objetivo reflexionar sobre la inserción de tecnologías digitales en la organización de la enseñanza de la historia. Se trata de un extracto de una investigación de Maestría en Educación de la Universidad Estatal de Londrina (UEL), en la cual desarrollamos una investigación cualitativa e intervencionista con estudiantes del cuarto año, de una escuela primaria pública, de un municipio en el noroeste del estado de Paraná, en el año 2019. Para el razonamiento utilizamos los supuestos de la teoría histórica cultural y los autores del campo de las tecnologías. Vale señalar que los resultados obtenidos mostraron que el uso de tecnologías digitales en la enseñanza no es una garantía de aprendizaje cuando se emplea sin el uso de metodologías apropiadas, por eso, defendemos el desarrollo de organizaciones didácticas y pedagógicas que consideren la mediación y la colaboración en vista de las posibilidades de uso de la aplicación y las tecnologías digitales.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edileia Ferreira de Assis Pires, Universidade Estadual de Londrina UEL

Profa. Ms. Edileia Ferreira de Assis Pires

Orientadora Educacional do Departamento Municipal de Educação, Cultura e Esporte de São João do Caiuá – Pr. Mestre pela Universidade Estadual de Londrina – Departamento de Educação – Programa de Pós Graduação em Educação – PPEDU – UEL.

Lates: http://lattes.cnpq.br/0210809137737835

Diene Eire de Mello, Universidade Estadual de Londrina UEL


Diene Eire de Mello. Pós Doutorado em Educação pela Universidade Aberta de Portugal (2014). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2010). Mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997). Graduada em Pedagogia pela Fundação Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio (1990)

Temáticas de Pesquisa e Orientação: Tecnologias educativas, formação de professores e educação a distância.

Docente no Programa de Pós Graduação em Educação – PPEDU – UEL – Departamento de Educação

Lates:  http://lattes.cnpq.br/9692207152022739

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina UEL

Sandra Aparecida Pires Franco. Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2008), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2003). Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1993) e em Pedagogia pelo IESDE (2008).

Temáticas de Pesquisa e Orientação: A formação do sujeito leitor: conceitos de leitura, ideologia, consciência. Fatores sociais, políticos, culturais e educacionais presentes na abordagemhistórico-crítica. Formação de Professores. Ações didático-pedagógicas contemporâneas vistas à luz da Pedagogia Histórico-crítica.

Docente do Programa de Pós Graduação em Educação – PPEDU – UEL – Departamento de Educação

http://lattes.cnpq.br/4775777293922801

Downloads

Publicado

01/09/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 185
  • pdf downloads: 176

Como Citar

PIRES, E. F. de A.; MELLO, D. E. de; FRANCO, S. A. P. Organização de Ensino de História: um Estudo Com Uso de Artefatos Digitais. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3276. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos