Educação escolar como espaço de disputa cultural na Guiana Francesa
Resumo
Pretende-se dar visibilidade à história de criação, às iniciativas e às ações pedagógicas desenvolvidas pela Associação Kopéna, fundada em 2017, na cidade de Caiena, Guiana Francesa, por intermédio da metodologia denominada de “suporte lúdico”, tendo como estratégia de ação o Atelier Yana-Dolls – oficina com bonecas negras visando à promoção do debate étnico-racial nas escolas. A metodologia utilizada é de cunho etnográfico voltado à educação. A coleta de dados empíricos ocorreu através da entrevista semiestruturada. O estudo revelou uma sociedade guianesa pluriétnica, multicultural e complexa, além de apontar para a necessidade de tornar mais evidentes os marcadores históricos e os legados culturais ameríndios e afro-crioulos que forjaram na Guiana uma população sincrética – e não dupla – presente no currículo oficial das escolas.
Abstract
The intention of this work is to give visibility to the history of creation, initiatives and pedagogical actions developed by the Kopéna Association, founded in 2017 in the city of Cayenne, in French Guiana, through the methodology called “playful support”, taking as its strategy of action the Atelier Yana-Dolls - workshop with black dolls to promote ethnic-racial debate in schools. The methodology used is ethnographic in nature, focused on education. The collection of empirical data took place through the semi-structured interview. The study showed a multiethnic, multicultural and complex Guyanese society, as well as the need to make more evident the historical markers and cultural legacies of Amerindians and Afro-Creoles that forged in Guyana a syncretic - and not double - population present in the official curriculum of schools.
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