Educação patrimonial no contexto escolar: uma proposta pedagógica para o Centro de Atendimento Infantil Vó Olga/Amapá

Autores

  • Piedade Lino Videira piedadevideira@bol.com.br
    Universidade Federal do Amapá
  • Elivaldo Serrão Custódio elivaldo.pa@hotmail.com
    Universidade Federal do Amapá
  • Delcirene Videira da Silva delcivideira74@gmail.com
    Escola Centro de Atendimento Infantil Vó Olga em Mazagão Velho-AP.

Resumo

Patrimonial Education in the school context: a pedagogical proposal for the Vo Olga Child Care Center/ Amapá

Resumo

O artigo objetiva sensibilizar os profissionais do Centro de Atendimento Infantil Vó Olga sobre a relevância do conhecimento sobre o patrimônio cultural de Mazagão Velho/Amapá, transformando-os em recurso didático-pedagógico voltado para a valorização e salvaguarda das manifestações culturais negras presentes na comunidade, bem como promover a afirmação da identidade étnico-racial dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo etnográfico, que utilizou a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a entrevista como forma de investigação. Os resultados revelam que apesar dos dispositivos legais, a escola não tem uma proposta curricular para trabalhar a temática patrimonial bem como as festas tradicionais da comunidade de Mazagão Velho não estão incluídas nas práticas pedagógicas dos professores.

Palavras-chave: Educação Patrimonial. Proposta pedagógica. Mazagão Velho-AP

Abstract

The article aims to sensitize the professionals of the Vó Olga Children Care Center about the relevance of knowledge about the cultural heritage of Mazagão Velho / Amapá, transforming them into a didactic-pedagogical resource aimed at valuing and safeguarding the black cultural manifestations present in the community, as well as to promote the affirmation of the ethnic-racial identity of the students. It is a research of qualitative ethnographic character, that used the bibliographical research, the documentary research and the interview as a form of investigation. The results show that despite the legal provisions, the school does not have a curricular proposal to work on the patrimonial theme, as well as the traditional festivals of the community of Mazagão Velho are not included in the pedagogical practices of the teachers.

Keywords: Patrimonial Education. Pedagogical proposal. New South Wales

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Biografia do Autor

Piedade Lino Videira, Universidade Federal do Amapá

Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Adjunta da Universidade Federal do Amapá, lotada no Curso de Pedagogia. Integro o Corpo Docente do Mestrado em Educação (Ppged/UNIFAP). Atuo nas áreas de: Arte/Educação; Educação, Cultura e Identidade Étnica; Patrimônio Cultural Afro-brasileiro; Relações Étnico-Raciais com Ênfase em Educação Quilombola. Sou líder do grupo de estudo intitulado (GEPEI)- Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Intervenção Pedagógica em Corporeidade, Arte, Cultura, Educação das Relações Raciais com Ênfase em Educação Quilombola- Certificado pelo CNPq.Estou cursando o Pós-Doutoramento junto à Faculdade de Educação/Faced-UFC, na linha de pesquisa: História e Memória da Educação (NHIME).

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Federal do Amapá

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá. Pedagogo, Matemático e Teólogo. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq). Editor Associado da Revista Identidade da Faculdades EST, São Leopoldo-RS. Atualmente é professor permanente no Mestrado em Educação da Universidade Federal do Amapá (PPGED/UNIFAP). Coordenador e professor do Curso de Pedagogia da Faculdade Madre Tereza em Santana/Amapá/Brasil

Delcirene Videira da Silva, Escola Centro de Atendimento Infantil Vó Olga em Mazagão Velho-AP.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá. Professora na Escola Centro de Atendimento Infantil Vó Olga em Mazagão Velho-AP.

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Publicado

28/04/2019
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Como Citar

VIDEIRA, P. L.; CUSTÓDIO, E. S.; DA SILVA, D. V. Educação patrimonial no contexto escolar: uma proposta pedagógica para o Centro de Atendimento Infantil Vó Olga/Amapá. Revista Cocar, [S. l.], n. 5, p. 05–27, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2343. Acesso em: 2 maio. 2024.